AM: polícia prende falso PM que tinha moto da corporação

Após uma denúncia anônima, policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) prenderam, na noite de segunda-feira, na zona norte de Manaus (AM), um homem que se passava por policial militar. Com o suspeito foi encontrada uma moto do programa Ronda no Bairro, além de coletes balísticos das políciais militar e civil, farda da PM, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Após uma denúncia anônima, policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) prenderam, na noite de segunda-feira, na zona norte de Manaus (AM), um homem que se passava por policial militar. Com o suspeito foi encontrada uma moto do programa Ronda no Bairro, além de coletes balísticos das políciais militar e civil, farda da PM, droga, munição de uso restrito, algemas e outros objetos.

Segundo o tenente Marcelo Cruz, da Rocam, por volta das 22h eles receberam uma ligação denunciando um homem em um veículo Palio branco que estaria com drogas. Ao chegarem na rua Custódio Corrêa, bairro Cidade Nova, avistaram o carro e o abordaram. Dentro, segundo o tenente, estava Rodrigo de Araújo Apoliano, 21 anos, que transportava um colete da PM, um carregador de pistola calibre 40 com 12 munições, e uma porção de maconha.

“Nesse momento ele disse que era PM, mas aí quando ele nos levou até a casa dele, encontramos muitas coisas que chamaram a atenção. Na entrada avistamos uma motocicleta da PM e dentro da casa mais droga e outros coletes balísticos, inclusive da Polícia Civil. Apertamos ele, que acabou confessando não ser policial”, relatou o tenente da Rocam.

Segundo Cruz, o suspeito contou ter passado no concurso da PM em 2010, mas foi desligado. Em seguida, teria entrado com uma liminar para fazer o curso de formação, mas a decisão judicial foi revogada em 2012 e Rodrigo Araújo foi desligado definitivamente do curso. No entanto, ainda não se sabe como ele conseguiu se passar por PM e, inclusive, participar de ações policiais junto com investigadores da Polícia Civil, como mostraram fotos e um vídeo encontrado em posse do suspeito.

Um dos investigadores que aparecem nas fotos conversou com o Terra com a condição de ter seu nome e imagem preservado. Segundo ele, todos, inclusive os próprios policiais militares, foram enganados por Rodrigo. “Ele chegava fardado, tinha conduta militar e não demonstrava nenhuma conduta que nos fizesse crer que ele não era policial. Inclusive participou de uma operação onde prendemos vários suspeitos”, disse o investigador.

Com a prisão, Rodrigo Araújo ficará preso na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, onde aguardará julgamento por tráfico de drogas, porte ilegal de munição de uso restrito, uso de identidade falsa, falsidase ideológica, além de outros crimes.

O delegado responsável pela Seccional Norte, unidade da Civil na qual o suspeito participou das operações, e o comandante do Comando de Policiamento da Área Norte (CPA Norte) da PM, não quiseram se pronunciar sobre o caso. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) disse que iria convocar uma coletiva para tentar esclarecer os fatos.

Conteúdos relacionados