Integrantes do PCC estão entre presos removidos
O modo de operação e a sigla não são a única semelhança entre o Primeiro Grupo Catarinense (PGC) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), paulista. Ao tentar desarticular os criminosos que já realizaram 107 atentados no estado desde 30 de janeiro, o governo de Santa Catarina pediu a remoção de 40 presos para unidades […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O modo de operação e a sigla não são a única semelhança entre o Primeiro Grupo Catarinense (PGC) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), paulista. Ao tentar desarticular os criminosos que já realizaram 107 atentados no estado desde 30 de janeiro, o governo de Santa Catarina pediu a remoção de 40 presos para unidades federais. Destes, três integram o PCC. O nome dos criminosos ainda é mantido em sigilo.
A infiltração do grupo paulista em Santa Catarina já era conhecida. Em agosto do ano passado, um integrante do PCC foi detido em Itajaí, no litoral catarinense, onde o criminoso pretendia se estabelecer. Ele é suspeito de mandar matar policiais em São Paulo.
As autoridades de segurança de Santa Catarina dizem que o PCC e o PGC não são parceiros e disputam poder em algumas áreas. Exatamente por isso, 37 detentos foram alocados no presídio federal de Mossoró (RN) e os outros três, ligados à facção paulista, estão em uma unidade de Porto Velho (RO).
Mas a forma de atuação do PCC parece ter influenciado a facção catarinense: os ataques a alvos civis, numa tentativa de fazer o governo de refém e supostamente defender os interesses dos presos, são uma tática comum. Em outubro e novembro do ano passado, aliás, PCC e PGC lançaram ataques quase simultâneos em São Paulo e Santa Catarina.
Novas prisões – Neste domingo, os órgãos de segurança de Santa Catarina prenderam mais 53 pessoas investigadas por ligação com os atentados. Neste sábado, em operação-surpresa, outros 25 suspeitos haviam sido detidos – entre elas, quatro advogados. Ao todo, nos dois dias, 21 menores de idade também foram apreendidos. Outros 45 mandados de prisão emitidos pela Justiça tinham como alvo criminosos já presos. As prisões devem continuar nos próximos dias.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.