Preso com documento falso, homem diz que fez Enem para amigo

Um homem de 37 anos foi preso neste sábado em Chapada dos Guimarães (MT) suspeito de fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com um documento falso. Segundo o capitão Magalhães, da Polícia Militar (PM), o homem já havia sido preso pelo menos outras duas vezes por tentar fraudar concursos e alega […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um homem de 37 anos foi preso neste sábado em Chapada dos Guimarães (MT) suspeito de fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com um documento falso. Segundo o capitão Magalhães, da Polícia Militar (PM), o homem já havia sido preso pelo menos outras duas vezes por tentar fraudar concursos e alega que fazia um favor para um amigo.

O capitão afirma que Marcos Mendes de Arruda já era conhecido dos policiais devido às prisões anteriores. Um dos PMs o viu na Escola Estadual Rafael de Siqueira e decidiu investigar. Ele pediu à direção a relação de nomes dos candidatos que faziam a prova e não achou Marcos no documento.

A Polícia Militar esperou o homem terminar de fazer a prova, para não preocupar os demais candidatos, e o prendeu quando ele saía da escola. O capitão afirma que Arruda disse ter feito a prova para um amigo, sem cobrar por isso. Magalhães diz ainda que informou a diretora da escola sobre a prisão e que ela deve avisar a organização do Enem para que a prova do homem preso seja anulada. Arruda foi encaminhado à Polícia Civil.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas começaram a ser aplicadas neste sábado em todo o País. Neste primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas nos dois dias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.

O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

Conteúdos relacionados

falso restaurante golpe voucher