Igreja católica de Cuba anuncia libertação de quatro presos

A Igreja Católica cubana informou nesta sexta-feira, 11, a libertação de quatro presos por delitos contra a segurança do Estado, que devem ir agora para a Espanha. Em comunicado, o Arcebispo de Havana disse que Osmel Aguilera Carpio, Juan Junior Padrón Sánchez, Rafael Jorrón García e Felipe Ramón Pino García aceitaram a proposta de se […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Igreja Católica cubana informou nesta sexta-feira, 11, a libertação de quatro presos por delitos contra a segurança do Estado, que devem ir agora para a Espanha. Em comunicado, o Arcebispo de Havana disse que Osmel Aguilera Carpio, Juan Junior Padrón Sánchez, Rafael Jorrón García e Felipe Ramón Pino García aceitaram a proposta de se mudar para a Europa após sair da prisão.

Os três primeiros são acusados de crimes violentos e não estritamente políticos. As acusações sobre o quarto deles, porém, ainda são desconhecidas para os ativistas de direitos humanos.

Aguilera foi condenado em 1994 a 30 anos de prisão por sabotagem, Padron Sánchez foi preso em 1999 por pirataria – e condenado a 15 anos – e Jorrín García recebeu a sentença de 20 anos em 1997 por tentativa de fuga ilegal, posse de armas e pirataria. As informações são de um relatório da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional.

Conteúdos relacionados