Delegada fala sobre protesto de presos em Sidrolândia

A delegada Titular da Delegacia de Policia Civil de Sidrolândia Dra Gabriela Stainle retornou de férias no dia 18 de maio, quando o clima era de tensão na cadeia publica do município, depois que os agentes descobriram um plano de fuga dos detentos. Na terça-feira dia 17 trinta e três detentos se rebelaram por volta […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A delegada Titular da Delegacia de Policia Civil de Sidrolândia Dra Gabriela Stainle retornou de férias no dia 18 de maio, quando o clima era de tensão na cadeia publica do município, depois que os agentes descobriram um plano de fuga dos detentos.

Na terça-feira dia 17 trinta e três detentos se rebelaram por volta das 10 horas para cobrar mais tempo para o banho de sol e para visitas. Durante o banho de sol eles se juntaram e ao fim do período se recusaram a voltar às celas gritando palavras de ordem.

Na quarta-feira a delegada recebeu uma informação de que havia aparelhos celulares nas celas e os internos estavam agressivos, por motivo de segurança a mesma solicitou o apoia do Garras. Na quinta-feira de manhã equipes do Garras fizeram uma varredura na cadeia e localizaram dos celulares.

Após a retirada do Garras os detentos começaram a se rebelar, durante o almoço, os presos recusaram o almoço, quebraram um muro que separa a cela do banheiro e atiraram pedaços da construção no corredor da delegacia. A ideia dos encarcerados era acertar os investigadores que cuidam da segurança das celas.

Os protestos, segundo o vice-presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis) de Mato Grosso do Sul, Roberto Simão de Souza envolve um menor apreendido que está na delegacia.

Com o apoio da Policia Militar os Agentes policiais conseguiram conter os detentos. Já na manhã de hoje o clima é de calmaria na Delegacia de Policia Civil, a reportagem do Jornal Eletrônico Região News entrou em contato com a Delegada Dra Gabriela Stainle que concedeu uma entrevista a nossa reportagem.

Reportagem: Qual o motivo dos internos estarem fazendo protesto e se rebelando na cadeia publica?

Dra Gabriela: Os últimos acontecimentos na delegacia já é conhecimento de todos, eles querem mais banho de sol, pedem que seja permito a entrada de alguns objetos que não são permitidos, e na delegacia existe uma norma na hora da visita, elas acontecem todas as sextas-feiras das 8h30 as 11h30, mas se o visitante chegar atrasado não entra por motivos de segurança, nós avisamos todas as vezes que tem visita sobre o horário de entrada e saída e os internos pedem querem que o atraso seja aceito, nesta sexta devido ao clima a visita foi cancelada por motivos de segurança.

Reportagem: Há dois menores detidos na Delegacia de Policia Civil, porque eles ainda não foram transferidos para uma UNEI?

Dra Gabriela: Nós já solicitamos a transferência dos mesmos, a Justiça não autorizou a transferência dos menores para Campo Grande por falta de vagas nas UNEIS da Capital. Eles ficam em celas separadas dos detentos, estamos aguardando que surja uma vaga para transferi-los.

Reportagem: O que esta sendo feito para conter essa situação na cadeia publica de Sidrolândia?

Dra Gabriela: Reforçamos o plantão com equipe de segurança, composta por investigadores da Polícia Civil e estamos recebendo o apoio da Policia Militar até que aja uma decisão da justiça, pedimos a transferência dos presos para um presidio e estamos aguardando essa decisão. O caso já foi informado a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) que já esta tomando providências.

Conteúdos relacionados

rapaz esfaqueado na orla
jovem pacote conteudo adulto
enfermeira denuncia paciente f