Golpista manda correspondência eletrônica para assessoria da polícia

Está circulando na internet um e-mail, alegando ser do Banco Itaú, afirmando que o serviço de atendimento online do banco – Itaú Bankline – sofrerá uma mudança no processo de atendimento, sendo necessária a instalação de um software de segurança. Este e-mail é falso e pode trazer “dores de cabeça” para quem instalar o aplicativo. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Está circulando na internet um e-mail, alegando ser do Banco Itaú, afirmando que o serviço de atendimento online do banco – Itaú Bankline – sofrerá uma mudança no processo de atendimento, sendo necessária a instalação de um software de segurança. Este e-mail é falso e pode trazer “dores de cabeça” para quem instalar o aplicativo. Á tal correspondência foi parar na caixa eletrônica da assessoria de imprensa da Polícia Civil de MS, que emitiu um alerta aos usuários.

“Recebemos nesta manhã um e-mail que supostamente seria do Banco Itaú, informando que a partir do dia 17/11/2010, o acesso ao serviço Itaú Bankline será feito mediante a instalação de um aplicativo de segurança, sendo a atualização obrigatória a todos os clientes. Após estas informações, é disponibilizado um link para o download do arquivo. Atenção: este e-mail é falso e o internauta não deve clicar no link ou executar o arquivo. O link disponibilizado é intitulado de “Aplicativo – Itaú Bankline”, ele aponta para uma página que não é do banco, o autor tentou criar um endereço com o nome parecido com o do banco. Ao clicar neste, será feito o download do arquivo “ItauBankline.exe”, diz trecho da nota da assessoria da PC.

Este programa é um arquivo executável que, ao ser executado, pode danificar a máquina do usuário. Comumente estes programas instalam um programa espião (spyware, composição das palavras inglesas “spy”, que significa espião, e “ware”, de software – programa de computador), que copiam senhas de acesso, principalmente de bancos e sites de relacionamento, enviando para terceiros.

Este tipo de e-mail é conhecido como Phishing, uma fraude eletrônica onde o autor se faz passar por uma empresa de credibilidade, ou algum órgão público, para convencer a vítima cair no golpe.

Normalmente, esta técnica é utilizada quando o objetivo é a obtenção de dados (número de cartão de crédito, número de documentos diversos, senhas de acesso e informações pessoais diversas).

No caso da mensagem recebida, visando dar credibilidade à mensagem, o autor colou o logotipo do banco (1), utilizou o nome da empresa “Itaú Uniclass” (2), utilizou a logo serviço 30 horas (3) e inventou um selo de segurança “Guardião Itaú Bankline” (4), informando que o sistema de segurança ainda não foi instalado.

Conteúdos relacionados

rapaz esfaqueado na orla
jovem pacote conteudo adulto
enfermeira denuncia paciente f