DOF aponta 307 presos neste ano em operações na fronteira
Em oito meses o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) prendeu 307 pessoas, de acordo com levantamento divulgado pelo órgão da segurança pública. Durante todo o primeiro semestre deste ano foram 228 presos e em julho e agosto o DOF realizou 79 prisões. “Este número de prisões se dá por um conjunto de fatores, primeiro […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em oito meses o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) prendeu 307 pessoas, de acordo com levantamento divulgado pelo órgão da segurança pública. Durante todo o primeiro semestre deste ano foram 228 presos e em julho e agosto o DOF realizou 79 prisões.
“Este número de prisões se dá por um conjunto de fatores, primeiro porque infelizmente aumentam ocorrências como tráfico de drogas na fronteira, mas principalmente por causa da parceria que nós temos com outras polícias que também atuam nesta região. Outro ponto que contribui bastante para este índice é o trabalho do nosso Serviço de Inteligência que é uma equipe preparada para as operações, monta estratégias, conseguindo melhorar de forma bastante efetiva o trabalho do DOF”, afirma o diretor do Departamento de Operações de Fronteira, coronel Joel Martins dos Santos.
Segundo explica o coronel, a maioria das prisões realizadas pelo DOF são provenientes de ocorrências envolvendo tráfico de drogas, apesar de também haver elevado índice de crimes de contrabando nestas regiões. “Das 307 prisões realizadas neste ano, por exemplo, 155 foram por tráfico de drogas”, analisa o diretor do DOF.
“No momento o perfil de quem é preso no Estado por tráfico de drogas é de homens jovens. Em Corumbá cresce mais o número de mulheres presas por este tipo de crime, não chega a ultrapassar o número de homens, mas é uma região onde o índice é bem maior do que em cidades como Ponta Porã”, diz o coronel. Ele afirma que em Corumbá pode haver maior participação das mulheres porque elas transportam a droga no corpo. “E geralmente elas traficam pasta base ou mesmo a cocaína pura”, observa.
Joel também afirma que mesmo atuando em áreas predominantemente rurais e de forma itinerante, os policiais buscam praticar a filosofia da polícia comunitária envolvendo a sociedade local nas ações de fiscalização e combate aos crimes na fronteira. “Para melhorar ainda mais o nosso trabalho precisamos da ajuda da sociedade, por isso, além de fazer o policiamento ostensivo, temos também o nosso disk denúncia, através do telefone 0800 647 6300”, lembra o diretor do DOF.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.