Ucrânia diz que Rússia prepara ataque em usina nuclear de Zaporizhia

Declaração foi feita sem apresentar provas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Vista aérea de Kiev, capital da Ucrânia. (Foto: Wikimedia Commons)

Sem apresentar provas, a inteligência militar da Ucrânia diz que a Rússia está planejando uma “provocação em larga escala” em uma usina nuclear que ocupa no sudeste do país para impedir uma ofensiva militar iminente da Ucrânia.

Um comunicado da diretoria de inteligência do Ministério da Defesa do país acrescentou que as forças russas atacariam a usina nuclear da cidade ucraniana de Zaporizhia, a maior da Europa, e depois denunciariam um vazamento radioativo para desencadear uma investigação internacional que imporia uma pausa nas hostilidades, dando às forças russas tempo para se reorganizar e enfrentar a contra-ofensiva.

Para esse fim, a Rússia “interrompeu a rotação do pessoal da missão de monitoramento permanente” da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) da ONU, que estava marcada para sábado, disse o comunicado. Nenhuma das alegações é apoiada por evidências.

A Aiea disse em uma resposta por e-mail à AP que não falaria sobre o assunto, e as autoridades russas não comentaram as reivindicações ucranianas.

Fonte: Associated Press.