Reino Unido anuncia doação de meio bilhão de reais para Fundo Amazônia

Anúncio ocorreu durante visita de Lula ao país para coroação do Rei Charles

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Lula se encontrou com o premiê britânico. (Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou em conversa com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que seu país doará 80 milhões de libras (R$ 500 milhões) para o Fundo Amazônia. Em comunicado, o governo britânico descreve a visita de Lula a Downing Street, antes da coroação amanhã do novo monarca do Reino Unido.

Os líderes discutiram também o “grande potencial” na relação bilateral, em temas como saúde, pesquisa e desenvolvimento e tecnologia, diz a nota. No comércio, ambos concordaram sobre a importância do trabalho conjunto para lidar com barreiras comerciais e liberar investimentos entre as nações.

O comunicado diz que Sunak elogiou a liderança de Lula na questão da mudança climática “e saudou suas reflexões sobre a situação preocupante na Amazônia”. A doação ao fundo ajudará a “interromper o desmatamento e salvar a rica biodiversidade da área, acrescentou o primeiro-ministro”. Sunak ainda mencionou o fato de que o país participa de uma aliança no âmbito da COP 27 sobre florestas e clima, “outro forte sinal do compromisso do Reino Unido em proteger a Amazônia”.

Sunak e Lula ainda discutiram a situação na Ucrânia “e concordaram que a invasão da Rússia foi inaceitável, bem como a morte de civis inocentes”. O texto também diz que os dois líderes concordaram que “a paz era do interesse de todos”.

“O primeiro-ministro disse que, enquanto forças da Rússia permaneçam na Ucrânia, seria impossível para o país encontrar a paz e reiterou a necessidade de que a comunidade internacional continue a pressionar o presidente Vladimir Putin a retirar suas tropas”, diz o texto.

Conteúdos relacionados