Terminou na manhã deste domingo (15), às 7h de Brasília, o novo intervalo de tempo para a saída de palestinos de Gaza que seguiam ao sul da região, na Palestina, anunciado pelas Forças de Defesa de . O prazo era para que civis deixassem o norte da Faixa de Gaza e a ofensiva militar israelense se prepara para entrar na região.

Nesta manhã uma área de 4 quilômetros a partir da fronteira com o Líbano foi bloqueada e ordenado que israelenses não entrem na região, segundo o jornal The of Israel.

Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas após um ataque com mísseis nesta manhã, assumido pelo grupo xiita libanês Hezbollah.

As Forças de Defesa de Israel afirmaram em comunicado que preparam ataques por ar, mar e terra na Faixa de Gaza contra o grupo extremista Hamas, conforme afirmou o governo israelense.

Batalhões e soldados israelenses se preparam para as próximas etapas do conflito, com “ênfase significativa em operações por terra”.

“Com o suporte de um grande esforço logístico e centenas de milhares de reservistas recrutados, as Forças de Defesa de Israel (FDI) se preparam para implementar uma vasta gama de planos ofensivos operacionais, que podem incluir ataques combinados e coordenados por via aérea, marítima e terrestre”, destacou.

Brasileiros repatriados

A Operação Voltando em Paz, do governo federal, fez o sétimo voo para buscar brasileiros em Israel. Às 17h de sábado (14), a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da do Galeão, no (RJ), para cumprir o trajeto. O quinto avião regressou na manhã deste domingo (15).

Das cinco missões de repatriação de brasileiros que quiseram deixar Israel, mais de 900 cidadãos voltaram ao Brasil, segundo o Metrópoles.

Confira os voos que pousaram no Brasil até o momento:

  • KC-30 (Airbus A330 200): 211 passageiros
  • KC-30 (Airbus A330 200): 214 passageiros + 4 pets (1 cão e 3 gatos)
  • KC-390 Millennium: 69 passageiros
  • KC-30 (Airbus A330 200): 207 passageiros + 4 pets (2 cães e 2 gatos)
  • KC-30 (Airbus A330 200): 215 passageiros + 16 pets