Neste domingo (12), o informou que, sob acompanhamento do Governo Federal, os 32 brasileiros que aguardavam a permissão de autoridades do Egito, de Israel e da Palestina para saírem do território de conflito, enfim conseguiram cruzar a fronteira entre Gaz e Egito nesta madrugada.

“O grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa da operação de repatriação”, explicou o Ministério da Relações Exteriores.

“Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”.

Alessandro Candeas, embaixador brasileiro na Palestina, informou que as duas desistências foram de uma mulher de 50 anos e de sua filha, uma adolescente de 12 anos, por questões pessoais.

A previsão é de que o grupo chegue no Brasil entre segunda (13) e terça-feira (14). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também comentou o assunto: “Os brasileiros atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz”.

Segundo a embaixada brasileira, ainda há uma lista de mais de 50 brasileiros que aguardam o resgate, porém, não há um prazo para que isso aconteça.

Saiba Mais