Três policiais são julgados pela passividade no assassinato de George Floyd
Os homens são acusados de não terem fornecido ajuda enquanto Floyd morria sufocado pelo joelho do policial Chauvin
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Justiça dos Estados Unidos inicia nesta quinta-feira (20) a seleção dos 12 jurados que deverão decidir sobre a culpabilidade de Tou Thao, Alexander Kueng e Thomas Lane, acusados de terem violado as leis americanas sobre os “direitos civis” de George Floyd, assassinado por um policial em 2020. O fato gerou uma das maiores manifestações por justiça racial nos Estados Unidos.
O autor do crime que matou Floyd, o policial branco Derek Chauvin, já foi condenado a 22 anos de prisão. Agora, chegou a vez de seus três colegas, que estavam presentes no crime, serem julgados pelas suas ações — ou ausência delas — no dia do assassinato.
Segundo o portal Folha de Pernambuco, os homens são acusados de não terem fornecido ajuda enquanto Floyd morria sufocado pelo joelho do policial Chauvin, em 25 de maio de 2020, em Minneapolis, no norte dos Estados Unidos.
Os três homens, que se declaram inocentes, comparecerão a partir de hoje a um tribunal federal de Saint-Paul, a cidade gêmea de Minneapolis. O juiz encarregado do julgamento prevê dois dias para selecionar o júri e espera começar esse processo na segunda-feira, o qual poderia durar duas semanas.
Relembre o caso
Escalados naquele dia, quatro policiais participaram da operação de prisão de Floyd, suspeito de ter comprado um pacote de cigarros com uma nota falsa de 20 dólares. Na abordagem, os policiais jogaram-no ao chão, e Chauvin ajoelhou-se no pescoço do homem, que gritava “I can’t breathe!” (“não consigo respirar”), até o momento em que ele, de fato, não conseguiu mais respirar e morreu. O homicídio que parou o mundo em 2020 tem efeitos até hoje.
(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)
Notícias mais lidas agora
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
- Candidata em MS foi eleita prefeita com quatro votos de diferença
- ‘Presidente, o senhor errou’, Tereza Cristina manda recado a Bolsonaro após derrotar candidato do PSDB em MS
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Brasil faz primeiro treino no CT do Palmeiras desfalcado de 4 jogadores e em clima de tensão
Dos 23 atletas chamados, 19 treinaram na Academia de Futebol.
Motorista embriagado foge de abordagem e é preso na BR-060 em Campo Grande
Motorista de 57 anos foi preso quando dirigia embriagado e tentou fugir da polícia na BR-060, em Campo Grande. De acordo com a polícia, equipe da sede do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, durante patrulhamento na rodovia, deu ordem de parada ao condutor que dirigia um veículo Fiat Palio. Ele desobedeceu e seguiu em alta…
Com 227 resgatados, voo da FAB deixa o Líbano rumo a São Paulo
Estima-se que 20 mil brasileiros morem em território libanês
Conmebol confirma e estádio do Cerro Porteño sediará a final da Copa Sul-Americana
O estádio está localizado em Assunção
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.