Em seu primeiro discurso público como novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak disse que irá trabalhar todos os dias para conseguir entregar estabilidade para o povo britânico. “Não há dúvidas que encaramos um desafio econômico profundo. Agora precisamos de estabilidade e unidade, e eu farei como minha prioridade unir nosso partido e nosso país Este é o único jeito pelo qual poderemos superar os desafios e controlar um futuro próspero”, afirmou.

Sunak foi eleito nesta segunda-feira, após Penny Mordaunt retirar sua candidatura à liderança do Partido Conservador.

Em seu discurso, o premiê também agradeceu à sua antecessora, Liz Truss, por ter liderado o país com “dignidade e elegância em um momento de difíceis circunstâncias” internas e no mundo.

Liz Truss renunciou ao cargo na última quinta-feira após pressões econômicas e de pessoas de seu próprio partido.

Novo primeiro-ministro

Rishi Sunak, ex-ministro de Finanças do Reino Unido, foi escolhido nesta segunda-feira (24) pelo Partido Conservador como seu novo líder e, consequentemente, novo primeiro-ministro britânico, posto até então ocupado por Liz Truss, que renunciou na última sexta-feira após 44 dias de mandato.

O parlamentar, que será o primeiro líder de minoria étnica do país, havia ficado em segundo lugar na corrida que levou Truss ao poder há pouco mais de um mês, e terá agora a missão de consertar o caos deixado por sua antecessora.

Ex-braço direito de Boris

Em fevereiro de 2020, Sunak foi nomeado ministro das Finanças após apenas cinco anos no Partido Conservador. Um mês depois, eclodiu a pandemia de Covid-19 e seus impactos econômicos. Graças ao seu enorme pacote de auxílios para mitigar os efeitos da crise sanitária, tornou-se um dos integrantes mais populares do governo.