EUA: Democratas elegem 1º negro para liderar um partido no Congresso americano
Ele sucede Nancy Pelosi, que liderou o partido por duas décadas e foi a 1ª mulher a ocupar o cargo
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os democratas da Câmara dos Estados Unidos elegeram nesta quarta-feira, 30, o deputado Hakeem Jeffries como seu líder, tornando-o o primeiro legislador negro a liderar um partido no Congresso americano. O nova-iorquino sucede à presidente da Câmara, Nancy Pelosi (Califórnia), que liderou os democratas por duas décadas e foi a primeira mulher a ocupar o cargo.
Mostrando uma rara unidade partidária após suas derrotas nas eleições de meio de mandato, os democratas da Câmara passaram de um líder histórico para outro, escolhendo o nova-iorquino de 52 anos, que prometeu “fazer coisas”, mesmo depois que os republicanos tomaram o controle da Câmara nas eleições de meio de mandato. A votação a portas fechadas foi unânime, por aclamação.
Jeffries levará o título de líder da minoria quando o Congresso voltar em janeiro. Jeffries e dois outros legisladores na liderança – a deputada Katherine M. Clark (Massachusetts), de 59 anos, como assistente do líder da minoria; e Pete Aguilar (Califórnia), de 43 anos, como o terceiro democrata na Câmara – representarão uma mudança geracional para os democratas que estarão em minoria na Casa.
“É uma responsabilidade solene que todos nós estamos herdando”, disse Jeffries aos repórteres antes da reunião do partido. “Faremos o melhor trabalho que pudermos para as pessoas.”
É raro um partido que perdeu as eleições de meio de mandato se reagrupar tão facilmente. Isso contrasta fortemente com a revolta entre os republicanos, que lutam para se unir em torno do líder republicano Kevin McCarthy como o novo presidente da Câmara enquanto se preparam para assumir o controle na Câmara.
“Parabéns ao líder designado Hakeem Jeffries, à líder indicada Katherine M. Clark e ao presidente designado Pete Aguilar!” Pelosi disse em um comunicado. “Juntos, esta nova geração de líderes reflete a vitalidade e a diversidade de nossa grande nação – e eles irão revigorar nossa bancada com sua nova energia, ideias e perspectivas.”
Os novos líderes, disse ela, estão preparados para “continuar a luta dos democratas pelas famílias trabalhadoras e pela defesa da democracia”.
Pelosi disse que é grata pelos anos em que liderou o caucus democrata e disse esperar uma transição “ordenada” na liderança. A presidente da Câmara afirmou que permanecerá no Congresso até o final de seu mandato, em janeiro – o que é uma decisão incomum na política americana.
A transição, segundo fontes, ocorre à vista de todos, com os três trabalhando com o aceno de Pelosi nos últimos anos em cargos de liderança de baixo escalão à medida que ela se preparava para deixar o posto. Na terça-feira, colegas concederam a Pelosi o título honorífico de “presidente emérita da Câmara”.
Pelosi anunciou sua decisão de não buscar a posição de liderança depois de décadas no comando para se concentrar mais em sua família e permitir que uma nova geração de líderes subisse ao poder.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.