Os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, serão realizados sem a presença de público nos estádios, por conta do agravamento da do novo coronavírus no país. A decisão foi tomada, nesta quinta-feira (8), pelos organizadores do evento.

“Chegamos a um acordo sobre a proibição de espectadores em Tóquio”, confirmou a ministra das Olimpíadas, Tamayo Marukawa. A medida pretende frear o avanço da doença no país, principalmente em Tóquio.  

A decisão da organização do megaevento esportivo chegou após diversas conversas com autoridades governamentais do Japão e chefes olímpicos e paraolímpicos.

A maioria das competições esportivas das Olimpíadas acontecerá em Tóquio, mas algumas modalidades serão disputadas fora da capital japonesa. Vale lembrar que o evento já foi atrasado em um ano devido à pandemia e afetado por uma série de contratempos.

Em decorrência do agravamento da emergência sanitária na nação asiática, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, declarou um novo estado de emergência que ficará em vigor por toda a duração das Olimpíadas, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto.  

Em 24 horas, Tóquio registrou 920 novos casos de , maior número de contágios desde o dia 13 de março.

Com informações da Agência Ansa.