Pular para o conteúdo
Mundo

OMS: relaxamento das restrições leva a aumento nos casos da covid-19

Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus voltou a destacar durante entrevista coletiva nesta sexta-feira o quadro complexo na pandemia da covid-19. Segundo ele, há países atualmente com “crescimento exponencial” dos casos da doença. Além disso, alguns locais que têm relaxado restrições mostram um aumento nas contaminações, notou. “Apenas um...
Arquivo -

Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus voltou a destacar durante entrevista coletiva nesta sexta-feira o quadro complexo na da . Segundo ele, há países atualmente com “crescimento exponencial” dos casos da doença. Além disso, alguns locais que têm relaxado restrições mostram um aumento nas contaminações, notou.

“Apenas uma ação agressiva, combinada com unidade nacional e global, pode contornar a pandemia da covid-19”, afirmou Ghebreyesus. Ele lembrou que o mundo já atingiu a marca de 12 milhões de casos confirmados da doença, sendo que apenas nas últimas seis semanas o número de casos mais que dobrou.

Ghebreyesus ainda informou, em suas declarações iniciais, que a OMS continua interessada em apurar as origens da pandemia, tendo enviado uma equipe à China para discutir com autoridades de saúde locais como fazer essa investigação.

Erradicação do vírus

Diretor executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan afirmou hoje que, no quadro atual da pandemia da covid-19, é “muito improvável” que se consiga erradicar o vírus. Ele lembrou, durante entrevista coletiva, que mesmo países ou regiões que conseguiram levar a zero os casos viram posteriormente aparecer novos registros, por isso a importância de se manter a atenção e o controle sobre o problema.

Ryan disse que, com o relaxamento das restrições à circulação (“lockdowns”) em muitos locais, a OMS já esperava que aumentaria o risco de novos surtos. Nesse contexto, ele enfatizou a importância de haver uma “parceria” entre governos e os membros da comunidade. “É duro manter o nível de vigilância necessário, mas é preciso fazer isso”, afirmou. “No fim das contas, a questão é como protegemos a nós e a nossas comunidades.”

Também presente na coletiva, a líder da resposta da OMS à pandemia da covid-19, Maria Van Kerkhove, lembrou que pequenos focos da doença podem crescer e se disseminar para quadros mais graves, o que já ocorreu, por isso a importância de se manter a vigilância.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é agredida com soco na boca e enforcada pelo marido no Tiradentes

Piastri larga bem, força erro de Verstappen, vence GP da Arábia Saudita e lidera Mundial da F-1

Mãe celebra 44 anos com almoço solidário para famílias atípicas em Campo Grande

Jovem é esfaqueado no rosto após discussão com cunhado em Dourados

Notícias mais lidas agora

Restaurada há 4 meses, alagamento danificou estrutura da BR-267

Missa Páscoa 2022

Confira a programação: Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição do Senhor

moradores

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua em Campo Grande, mostra estudo

Homem é encontrado morto com suspeita de atropelamento na BR-163 em MS

Últimas Notícias

Famosos

Fã critica decoração de Páscoa e Bruna Biancardi reage: “Pensada com carinho”

Seguidora criticou escolha do coelho como símbolo de decoração

Polícia

Homem encontrado morto com tiro à queima roupa em assentamento tinha 34 anos

Tiros atingiram a testa, lado esquerdo do tórax e a lateral direita da cabeça da vítima

Mundo

Governo colombiano declara emergência sanitária por alta no número de casos de febre amarela

Desde 2024, já são 77 registros da doença dos quais 35 morreram

Cotidiano

Consultório móvel para cães e gatos da Subea passa pelas Moreninhas nesta semana

Os atendimentos ocorrerão por distribuição de senhas, sendo 5 para consultas e 5 para castração