Método de “respiração fora do corpo” é usado por médicos espanhóis para tratar pacientes com coronavírus
Diante dos desafios representados pela pandemia de coronavírus nos sistemas de saúde no mundo todo, a Espanha está usando um método, para auxiliar o tratamento de pessoas que apresentam quadro grave da doença, que parece ser tirado de um filme de ficção científica: uma máquina que aspira o sangue e o oxigena antes de devolvê-lo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Diante dos desafios representados pela pandemia de coronavírus nos sistemas de saúde no mundo todo, a Espanha está usando um método, para auxiliar o tratamento de pessoas que apresentam quadro grave da doença, que parece ser tirado de um filme de ficção científica: uma máquina que aspira o sangue e o oxigena antes de devolvê-lo ao corpo quando os pulmões ou o coração falham.
O método conhecido como oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO, por sua sigla em inglês) já beneficiou ao menos 10 pacientes com covid-19 nos centro de saúde espanhóis. A informação é da rede de notícias BBC. De acordo com a reportagem, a ECMO usa uma máquina equipada com uma bomba centrífuga, que se encarrega de movimentar o sangue, e um oxigenador que usa uma membrana de polimetilpenteno para separar o sangue do gás, neste caso do oxigênio.
“E o que ele faz é adicionar oxigênio e tirar o CO2, remover dióxido de carbono”, resume Mundo Jordi Riera, médico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Vall d’Hebron, em Barcelona. Para isso, o dispositivo é conectado ao indivíduo através de dois acessos: um usado para extrair o sangue e outro, para introduzi-lo novamente no sistema circulatório após a passagem pelo oxigenador. “Dependendo de onde estiver conectado esse segundo acesso, pode ser fornecida assistência respiratória – se conectada a uma veia – ou mesmo assistência cardiorrespiratória se inserida em uma artéria”, explica.
evidenciou ao mundo as surpreendentes possibilidades do procedimento em dezembro de 2019, quando o utilizou para ressuscitar uma mulher cujo coração parou de bater por mais de seis horas.
A Organização para o Suporte Vital Extracorpóreo (ELSO, na sigla em inglês) tem pelo menos 55 afiliadas na América Latina, e diz estar fazendo o possível para agilizar a troca de informações entre seus membros para lidar com a pandemia de coronavírus – embora, como explica o presidente do braço regional, Leonardo Salazar, a respiração extracorpórea pareça der um papel bastante limitado na América Latina.
“A disponibilidade de atendimento ao paciente na ECMO depende não apenas de quantas máquinas existem, mas também de quantas pessoas são treinadas para atender pacientes com essa tecnologia. E na América Latina há certamente um problema de acesso”, disse à BBC.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.