‘Lockdown’ é eleita a palavra do ano 2020

“Lockdown” foi eleita a palavra do ano 2020 pelo grupo que publica o dicionário Collins. Ela significa a medida mais restritiva adotada por vários governos ao redor do mundo para limitar a disseminação do novo coronavírus. O Collins registrou mais de 250 mil usos do termo em 2020, contra apenas 4 mil no ano passado. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

“Lockdown” foi eleita a palavra do ano 2020 pelo grupo que publica o dicionário Collins. Ela significa a medida mais restritiva adotada por vários governos ao redor do mundo para limitar a disseminação do novo coronavírus. O Collins registrou mais de 250 mil usos do termo em 2020, contra apenas 4 mil no ano passado. As informações são do G1.

A palavra em inglês também foi adotada no Brasil, e pode ser traduzida por “confinamento”. Por aqui, “lockdown” foi usado como sendo a mais rigorosa medida de restrição de circulação de pessoas e de fechamento de comércios e serviços.

Confira as diferenças dos termos relacionados à reação à pandemia de Covid-19:

Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa

Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo

Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais. Entenda o que é ‘lockdown’

A palavra “lockdown” aparece em uma lista de dez verbetes – vários deles relacionadas à pandemia – estabelecida pelos lexicógrafos de Collins, que estudam a evolução da língua inglesa.