Interpol: Irã emite mandado de prisão contra Trump, por morte de general em Bagdá
O Irã emitiu um mandado de prisão e pediu que a Interpol ajudasse a prender o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e dezenas de autoridades americanos, a quem Teerã acusa de ter conduzido um ataque de drone que matou um general do alto escalão, em Bagdá. As informações são da rede de notícias Aljazeera. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Irã emitiu um mandado de prisão e pediu que a Interpol ajudasse a prender o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e dezenas de autoridades americanos, a quem Teerã acusa de ter conduzido um ataque de drone que matou um general do alto escalão, em Bagdá. As informações são da rede de notícias Aljazeera.
O procurador do governo iraniano, Ali Alqasimehr, disse, nesta segunda-feira (29), que Trump e outras 30 autoridades estão por trás do ataque que matou Qassem Soleimani. Eles são acusados de “assassinato e terrorismo”, de acordo com a agência de notícias Isna. O procurador não esclareceu quem são os outros envolvidos, mas ressaltou que buscará a prisão de Trump, mesmo que seu mandado se encerre neste ano.
A interpol, sediada em Lyon, na França, ainda não comentou o assunto. Alqasimehr também pediu para que a polícia internacional marque Trump com um “alerta vermelho”. A notificação não pode forçar países a prenderem ou extraditarem suspeitos, mas pode limitar as viagens de certas autoridades.
É pouco provável que a Interpol atenda ao pedido do Irã, uma vez que suas diretrizes para alertas proíbem a adoção de “qualquer intervenção ou atividade de natureza política”.
O ataque conduzido pelos EUA, que matou o general Soleimani e outros, em janeiro, aconteceu perto do aeroporto internacional de Bagdá, no Iraque. O assassinato veio na esteira meses de tensão entre Irã e EUA e resultou numa retaliação por parte de Teerã, que atacou tropas americanas com um míssil balístico no Iraque. (Com agências internacionais)
Notícias mais lidas agora
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
- Idoso morre após se engasgar com pedaço de carne no Centenário em Campo Grande
Últimas Notícias
VÍDEO: Honda Civic bate em poste de sinalização na Avenida Bandeirantes
Imagens de câmera de segurança mostram veículo subindo meio-fio e atingindo o poste
Outorga de apostas online é liberada para 71 das empresas demandantes
A partir de 1º de janeiro só bets legalizadas poderão atuar no mercado
Homem é preso em flagrante após agredir sua companheira em Ribas do Rio Pardo
A ação foi realizada no âmbito da Operação Aurora, que visa reforçar tolerância zero no enfrentamento à violência doméstica
Entidades Jurídicas se manifestam contra a PEC n.º 45/2024
A nota conjunta é assinada pela ASMMP, AMAMSUL, ADEPOL-MS, FISCOSUL, ADEP-MS, APREMS e AucTCE/MS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.