Na noite desta terça-feira, 17, começou o dos passageiros que estavam no cruzeiro Silver Explorer. Entre eles, havia pessoas contaminadas com coronavírus. O navio atracou em Puerto Montt, no Chile.

As 97 pessoas que estavam na embarcação foram levadas de ônibus até o aeroporto de El Tepual. Lá, havia três aviões fretados para levar as pessoas assintomáticas de volta ao país de origem.

O Silver Explorer saiu de Ushuaia, na Argentina, e passou por Puerto Williams, Punta Arenas e Caleta Tortel. O destino final era Chiloé. Entre os passageiros havia brasileiros, norte-americanos, ingleses e australianos.

Segundo o canal chileno 24 horas, são dois infectados com o COVID-19, sendo um deles de maior complexidade. Autoridades afirmaram que os que precisam ser hospitalizados foram levados a clínicas da cidade que tinham capacidade para recebê-los.

Parte da tripulação ficou na embarcação e voltará ao destino inicial. Os protocolos de higienização do navio foram feitos logo que os passageiros foram retirados.