Cientistas do mundo todo estão em uma verdadeira corrida contra o tempo em busca de uma eficiente contra a covid-19. Nesta terça-feira (16), cientistas da de identificaram o que chamaram de primeira droga comprovada, capaz de reduzir as mortes relacionadas ao coronavírus.

Conforme informou o jornal The New York Times, trata-se do esteroide dexametasona, que foi testado em 6 mil pacientes na Grã-Bretanha. Além do baixo custo, a droga poderia reduzir significativamente as mortes de pacientes hospitalizados, afirmaram os cientistas. A dexametasona já se mostrou eficaz em um terço dos pacientes que recebem ventilação, e em um quinto dos que recebem tratamento de oxigênio.

O secretário de saúde britânico Matt Hancock, disse que os médicos do Serviço Nacional de Saúde começaram a tratar os pacientes com o medicamento na tarde desta terça-feira. O governo começou a estocar dexametasona há vários meses, pois estava esperançoso em relação ao potencial da droga, confirmou Hancock, que tem 200 mil doses.

“A dexametasona é a primeira droga a ser mostrada para melhorar a sobrevivência em covid-19”, disse Peter Horby, professor de doenças infecciosas emergentes da de Oxford e um dos principais investigadores do estudo.

Horby ainda afirmou, que a dexametasona deve se tornar o ‘padrão de cuidado nesses pacientes’, levando em conta que é barata, amplamente disponível e pode ser usada imediatamente.