Não se sabe ao certo o que Dutchess fez nos últimos 12 anos, ou como ela foi parar na Pensilvânia — a 1.610 km de casa. As informações são do G1.

A fox terrier escapou de casa na Flórida em uma tarde de fevereiro de 2007 enquanto sua dona, Katheryn Strang, estava trabalhando.

A perda devastou Strang, que visitou abrigos de animais por meses em busca de sua companheira de quatro patas. Mas um telefonema de Pittsburgh neste mês finalmente reuniu a dupla.

“Estou tão feliz por tê-la de volta”, disse Strang, em lágrimas, à imprensa local. “Chorei tantas noites pela ausência dela.”

Suja e com unhas enormes

A intrépida terrier, agora com 14 anos, foi encontrada escondida sob um barracão na área de Pittsburgh e levada para um abrigo local, o Humane Animal Rescue.

“Ela estava um pouco arisca”, disse Torin Fisher, membro da equipe do abrigo. “Suas unhas estavam enormes. Ela estava suja, muito tímida e tremendo.”

Uma varredura do microchip implantado em Dutchess revelou que sua dona era Strang, que continuava pagando uma taxa anual para manter o implante eletrônico ativo, esperando que ele pudesse as unir novamente. “Custava US$ 15 (cerca de R$ 62) por ano. Eu não desistiria de encontrá-la”, disse à emissora local CBS.

Depois de ver que a dona de Dutchess morava na Flórida, Fisher disse que pensou que a família tivesse se mudado recentemente para Pittsburgh. Mas foi só depois de ligar para Strang que entendeu “o quão incrível era a situação”.

“Toda a história se desenrolou enquanto estávamos ao telefone”, disse ela ao “Washington Post”. “Ficamos igualmente empolgadas, chocadas e surpresas.” Após um emocionante reencontro, Strang começou uma viagem de 18 horas de volta a Boca Raton com Dutchess ao lado dela.

Segurando Dutchess com força, ela sussurrou: “Onde você esteve? Você pode me contar algumas histórias?”