Mundo

Após escândalo sexual, Nobel de Literatura 2018 é cancelado

Academia sueca pretende entregar dois prêmios em 2019

Tábata Rauschkolb Publicado em 04/05/2018, às 08h23

None

A Academia Sueca cancelou o prêmio Nobel de Literatura 2018, nessa sexta-feira (04), por conta dos escândalos sexuais envolvendo seus membros.

Em nota divulgada à imprensa através de sua página oficial, na manhã dessa sexta-feira (04), a Academia Sueca anunciou que não irá entregar o prêmio em 2018 e que pretende entregar dois prêmios em 2019. É a primeira vez em quase 70 anos que o prêmio não é entregue.

Um dos motivos para o prêmio não ser entregue e 2018 é a queda do prestígio da Academia devido aos escândalos.

“A decisão foi tomada à luz de uma academia numericamente enfraquecida e uma confiança reduzida na Academia no resto do mundo. O trabalho de prêmio já percorreu um longo caminho e continua durante o ano como antes, mas é necessário que a Academia tenha tempo para restaurar sua força total, envolver um número maior de membros ativos e restaurar a confiança em suas atividades antes que o próximo vencedor seja nomeado” afirmou a Academia Sueca em nota.

Outro fator determinante para o cancelamento da premiação de 2018 é saída de membros, atualmente apenas 11 das 18 cadeiras da Academia Sueca está ocupada.

Jornal Midiamax