Pular para o conteúdo
Mundo

VÍDEO: Policial atira em homem durante protestos no Quênia

Porta-voz do hospital em que homem foi levado informou que ele sobreviveu
Agência Estado -
(Foto: Brian Inganga / Ap)

Um policial atirou na cabeça de um civil à queima-roupa, na terça-feira (17), durante o mais recente protesto contra a brutalidade policial no Quênia.

O incidente ocorreu em uma das ruas mais movimentadas de Nairóbi, indignando novamente muitos quenianos, que há muito tempo testemunham policiais atirando ou espancando manifestantes e outras pessoas. O de terça-feira foi raro, porque o policial atirou à vista dos jornalistas.

A AP divulgou as fotos, apesar de sua natureza violenta, porque elas mostram evidências de um policial atirando em um civil. A imagem é sensível e mostra o homem ferido após tomar o tiro; ele foi levado a um hospital e submetido a uma cirurgia.

Sequência de eventos

O homem que foi baleado parecia ser um vendedor ambulante, não um manifestante — ele caiu segurando um pacote de máscaras que estava vendendo.

As fotos mostram policiais pulando de um veículo, com armas. Um policial usando máscara dispara sua arma na direção dos manifestantes, que estão fora do enquadramento da foto. O mesmo policial e um colega correm até o vendedor ambulante. Não está claro por que eles se aproximaram dele, com armas em punho, ou o que foi dito.

Os policiais empurram o homem, que levanta as mãos em direção ao rosto. Ao ser empurrado e se afastar, o homem olha para trás. O policial levanta sua arma e atira nele. O homem cai na calçada. Após o tiroteio, o policial e seu colega se afastam.

Tratamento

O homem sobreviveu, de acordo com um porta-voz do hospital de Nairóbi, para onde ele e várias outras pessoas feridas durante o protesto foram levados. Ele não foi o único com um ferimento a bala, mas rapidamente passou a representar todos eles.

Patrick Amoth, alto funcionário do Ministério da Saúde queniano, disse à mídia local na terça-feira (17) que o homem — ainda não identificado — estava em cirurgia, com uma cama reservada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Mortes durante protestos

Durante décadas, os policiais do Quênia foram acusados de execuções extrajudiciais em protestos ou com o objetivo de silenciar críticos. Grupos de vigilância em Nairóbi mantêm registros. Vários funcionários prometeram coibir essa prática.

O protesto de terça-feira foi motivado pela morte, sob custódia policial no início deste mês, de um blogueiro que um alto funcionário da polícia havia acusado de .

Mais tarde, na terça-feira, à medida que aumentavam as perguntas sobre o tiroteio — “Polícia assassina”, dizia uma manchete em Nairóbi —, a polícia expressou preocupação. Em um comunicado, eles disseram que o policial havia sido preso. A polícia não divulgou seu nome, mas quenianos indignados ampliaram a imagem de seu uniforme.

O presidente do Quênia, William Ruto, que prometeu acabar com a brutalidade policial, não se pronunciou imediatamente. O próximo protesto contra os abusos policiais está marcado para 24 de junho.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empresas devem ir à justiça qualquer que seja a decisão do STF sobre o IOF

Casado, Luan Santana é detonado após ‘abocanhar’ calcinha de fã: ‘Vergonha’

Presos suspeitos de furtar duas caminhonetes em Maracaju

Trump exige trégua na Ucrânia em 50 dias e ameaça Rússia com tarifas

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

insulina

Com o estoque abastecido, nova insulina produzida no Brasil não tem previsão para chegar a MS

Últimas Notícias

Mundo

Exército de Israel critica plano para erguer ‘cidade humanitária’ em Gaza

Civis ficariam reclusos e não poderiam sair do pequeno pedaço de terra destinado a eles

Política

Na semana do recesso, deputados de MS votam sete projetos de lei

Passa pela segunda votação, projeto para criar Refis do TCE-MS

Cotidiano

Parque Jacques da Luz recebe Ação Cidadania no próximo sábado

Ação é conhecida por levar uma série de atendimentos gratuitos, desde assistência jurídica a cursos

Emprego e Concurso

Feirão oferta 150 vagas com chance de contratação imediata nesta terça-feira

No feirão, empresas de nove segmentos ofertam vagas para diferentes níveis de escolaridade