Pular para o conteúdo
Brasil

Novos documentos revelam continuidade de espionagem da Abin contra o Paraguai durante governo Lula

A ação ocorreu em um momento sensível: os dois países discutiam a revisão das tarifas da usina hidrelétrica de Itaipu
Evelin Cáceres -
Mauro Vieira e o chanceler do Paraguai, Rubén Ramírez (Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores)

Documentos inéditos da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), obtidos com exclusividade pelo Uol, indicam que a agência deu continuidade a operações de espionagem contra autoridades paraguaias mesmo após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva. Os arquivos, apreendidos pela Polícia Federal na investigação da chamada “Abin paralela”, mostram que ações de monitoramento ocorreram às vésperas de uma do chanceler Mauro Vieira ao , em março de 2023.

Entre as vítimas da operação estava o então ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Julio César Arriola. A Abin conseguiu acessar uma cópia antecipada do discurso que ele faria durante a visita de Vieira. O documento, criado em 8 de março de 2023 e encontrado em computadores da agência, traz em seus metadados a autoria de um funcionário da chancelaria paraguaia, indicando que o material foi obtido diretamente de fontes do governo vizinho.

Espionagem em meio a negociações estratégicas

A ação ocorreu em um momento sensível: os dois países discutiam a revisão das tarifas da usina hidrelétrica de Itaipu, tema estratégico para as relações bilaterais. Em junho de 2023, a Abin produziu ainda um esquema detalhando as autoridades paraguaias envolvidas nas tratativas e documentos sigilosos obtidos por meio da operação.

Em março, o Uol havia revelado que a Abin usou softwares de invasão para monitorar dispositivos de autoridades do Paraguai, para coletar informações confidenciais sobre as negociações. Um servidor envolvido afirmou à PF que a operação teve aval do então diretor da agência, Luiz Fernando Corrêa.

Governo Lula nega continuidade, mas documentos contradizem

O atribuiu as ações à gestão de Jair Bolsonaro e afirmou que ordenou a interrupção da espionagem assim que foi informado, no fim de março de 2023. O Paraguai, por sua vez, suspendeu temporariamente as negociações em protesto.

No entanto, os novos registros indicam que as atividades de inteligência contra o país vizinho prosseguiram sob o atual governo. Procurados, o Ministério das Relações Exteriores manteve a posição divulgada em nota em 31 de março, reiterando que as operações foram suspensas. A Abin não se manifestou sobre as novas evidências.

Os fatos agora serão investigados em um inquérito à parte, já que a PF encerrou na semana passada as apurações sobre a “Abin paralela”, que apontou o uso irregular de ferramentas de monitoramento durante o governo anterior.

Isso porque a visita de Mauro Vieira ao Paraguai, em 9 de março de 2023, foi oficialmente divulgada como um encontro para “festejar a amizade” entre os dois países. Nos bastidores, porém, a espionagem brasileira seguia ativa, levantando novas questões sobre os limites das operações de inteligência na atual gestão.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arrecadação com as bets dispara, enquanto regulação aumenta

Homem tenta fugir, mas acaba preso com 78 kg de maconha na BR-262

Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta

Incêndio destrói duas lojas de produtos importados em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

Após café premium, MPMS usa mais R$ 1,05 milhão para comprar pó ‘baratinho’

Servidor público federal morre após acidente entre carreta e caminhonete em MS

Após ‘bronca’ e intervenção do STF, MPMS diz que ainda investiga desvios na educação

depac centro

Ao buscar namorada, homem leva soco de ex da mulher e aciona a polícia

Últimas Notícias

Cotidiano

Homem que havia desaparecido no Bairro São Francisco é encontrado em chácara de Campo Grande

Ao Midiamax, os familiares contaram que Bruno retornou para casa nesta segunda-feira

Polícia

Desdobramentos de operação em Corumbá revelam transporte clandestino de fetos de animais

Foram encontrados 25 fetos de lhama e 10 fetos de porco empalhados

Polícia

‘Te amarei sempre’: amigos e familiares lamentam morte de professor em Sidrolândia

Lindomar foi encontrado morto na manhã deste domingo, em uma estrada vicinal de um assentamento

Política

Decoração natalina patrocinada e mais 3 projetos serão analisados pela Câmara de Campo Grande nesta terça

Propostas relacionadas à geração de emprego, decoração natalina, atendimento ao cidadão e campanha de saúde estão previstas para votação