Pelo menos 6 mortos

Terremoto de 7,3 de magnitude deixa mortos na fronteira entre Irã e Iraque

Segundo um primeiro balanço divulgado pela TV estatal iraniana com base em informações do governo, o tremor deixou pelo menos seis mortos na cidade de Qasr-e Shirin, a cerca de 700 km a oeste da capital, Teerã.

Muitas casas da zona rural desta região do são feitas com tijolos de barro e conhecidas por desabar facilmente em caso de tremores.

De acordo com a agência de notícias iraniana Fars, o Instituto de Geofísica da Universidade de Teerã registrou que o foi sentido em vários outros países da região além de Irã e , como Kuwait, Síria, Turquia e Líbano.

Segundo a Fars, mesmo em Teerã houve cidadãos que preferiram deixar suas casas após o terremoto com receio de novos abalos.

O território iraniano fica entre duas placas tectônicas. Em 2003, um violento terremoto na região da cidade de Bam, no sudeste do país, deixou mais de 30 mil mortos.

Antes, em 1990, o Irã teve seu terremoto mais mortífero. Cerca de 37 mil pessoas morreram depois que um tremor de intensidade 7,7 devastou 27 cidades e quase 2.000 aldeias no noroeste do país.