Muro de vidro blindado começa a ser construído em volta da Torre Eiffel
Parede de vidro à prova de balas irá custar 30 milhões de euros
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Parede de vidro à prova de balas irá custar 30 milhões de euros
Paris começou, nesta segunda-feira (18), a construir um muro de vidro blindado em volta da Torre Eiffel para reforçar a segurança, perante o medo a um eventual ataque terrorista, informou a prefeitura da capital francesa.
As obras chegam após uma série de ataques jihadistas na cidade nos últimos dois anos, que deixaram mais de 200 mortos.
Será instalada uma parede de vidro à prova de balas em torno dos jardins do monumento, no valor de 30 milhões de euros. As obras serão concluídas em maio de 2018, indicou à AFP o responsável de Turismo do governo local, Jean-François Martins.
O monumento, visitado por entre seis e sete milhões de pessoas por ano, já conta com uma patrulha de polícia permanente, mas em março os vereadores de Paris aprovaram por unanimidade um aumento da segurança no local devido à “ameaça terrorista especialmente alta”.
No mês passado, um jovem de 19 anos com antecedentes psiquiátricos se lançou contra um cordão de segurança segurando uma faca e dizendo que queria atacar um soldado.
Quase 7 mil soldados foram mobilizados no âmbito de uma operação antiterrorismo chamada Sentinela, para manter a segurança nas ruas, principalmente nos lugares turísticos, desde o ataque jihadista contra a redação da revista Charlie Hebdo, em janeiro de 2015.
Martins afirmou que as obras “não dificultarão a chegada de visitantes de nenhum modo”, e que os turistas ainda poderiam visitar a torre após passar pelos controles de segurança.
Em 2018 a torre de ferro, construída há 128 anos, começará a ser pintada e seus elevadores serão renovados – uma obra que levará dois anos.
Além disso, será construído um novo centro de recepção a partir de 2021, disse Martins, acrescentando que o controverso projeto que previa a construção de um shopping center subterrâneo tinha sido descartado.
As autoridades buscam melhorar esse ponto turístico sem provocar uma redução no número de visitantes, tendo em vista os Jogos Olímpicos de 2024, que serão realizados na cidade.
No total, foram reservados 300 milhões de euros para melhorar a experiência dos visitantes da Torre Eiffel nos próximos 15 anos, sendo metade desse valor destinado à manutenção do monumento, inscrito no Patrimônio Mundial da Unesco.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.