Praia sumiu em 1984 vítima de fortes tempestades

Um mistério intrigou a população irlandesa nos últimos tempos: a praia de Dooagh, na ilha Achill, oeste da Irlanda, praticamente sumiu há mais de 30 anos, e recentemente voltou a aparecer no mesmo local.

Em 1984, a região foi atingida por fortes tempestades, deixando apenas formações rochosas no lugar da praia. O cenário só mudou em abril deste ano, quando fortes ondas depositaram toneladas de sedimentos na costa rochosa, formando uma nova praia.

A ilha Achill, que recebia milhares de turistas todos os anos, agora conta com a nova atração, que empolgou habitantes e viajantes. A nova praia tem 300 metros, e seria a sexta da ilha.

“Tivemos um engarrafamento recente aqui na vila, com carros, vans e pessoas chegando de todos os lugares da Irlanda e Reino Unido para verem nossa praia”, disse Emmet Callaghan, da central de turismo da ilha Achill.

Especialistas acreditam que o que possa ter causado o ressurgimento da praia sejam mudanças na fonte de sedimentos, trazendo novas cargas de areia, ou alterações nas características das ondas na região.

“Talvez uma alteração na distribuição de ondas ou uma série de marés que tenham oferecido condições ideias para essa praia retornar”, diz Ivan Haigh, da Universidade de Southampton.

(com supervisão de Evelin Cáceres)