México recebe com espanto ideia de que traficantes paguem muro de Trump

Muro poderia ser pago pelos cartéis de drogas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Muro poderia ser pago pelos cartéis de drogas

A proposta de que o muro fronteiriço que o presidente americano, Donald Trump, pretende construir seja pago por narcotraficantes foi recebida no México com espanto por parte da imprensa e como um “avanço positivo” pela Chancelaria.

Em declarações à rede CBS no domingo (29), o chefe de gabinete da Casa Branca, Reince Priebus, disse que uma das opções que estão sendo analisadas para o financiamento do muro é que “poderiam ser os cartéis” de drogas mexicanos.

“É um avanço indubitavelmente positivo que estejam falando de alguém que não o México. Os narcos não são o México”, disse o ministro mexicano das Relações Exteriores, Luis Videgaray, à rede Televisa.

“Boa parte do crime organizado ocorre nos Estados Unidos”, de modo que “sua renda é gerada” do outro lado da fronteira, acrescentou.

A proposta de Priebus foi noticiada com destaque na imprensa mexicana, em meio a sinais de admiração e com um tom de incredulidade e de zombaria.

A ideia de que os traficantes de drogas paguem pelo muro é “pouco convencional”, afirmou o jornal Reforma, enquanto a manchete do diário Excélsior ironizava: “Agora querem que traficante pague muro”.

Priebus não se aprofundou em como o governo pretende exigir que os cartéis paguem pelo muro, o qual Trump insiste que seja financiado pelo México. A promessa de campanha do republicano gerou uma crise entre os dois países e levou o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, a cancelar a reunião que teria nesta terça-feira (31) em Washington com seu homólogo americano.

Foto: RONALDO SCHEMIDT/AFP

Conteúdos relacionados