Papa e patriarca russo têm encontro histórico nesta sexta-feira

 O encontro será o 1º entre líderes das igrejas católica e ortodoxa russa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 O encontro será o 1º entre líderes das igrejas católica e ortodoxa russa

Nesta sexta-feira (12) o Papa Francisco terá um encontro histórico com o patriarca da Igreja Russa Ortodoxa, Kirill (Cirilo) em Cuba, marcando um passo importante para reaproximação. O encontro será o primeiro entre líderes das igrejas católica e ortodoxa russa, desde sua separação em 1054.

Foram precisos mil anos para romper o cisma do cristianismo entre os lideres da igreja Romana e a Ortodoxa. A reunião, prevista para acontecer no Aeroporto de Havana, em Cuba será para apresentar uma declaração conjunta, na presença do presidente Raul Castro.

O Papa Francisco já havia afirmado em 2014, que se gostaria de se encontrar com o patriarca Kirill “onde ele quisesse”. A reunião em Cuba foi anunciada na semana passada.

As igrejas Católica Apostólica Romana e Católica Apostólica Ortodoxa se separaram durante a Grande Cisma do Oriente, em 1504, quando os líderes das igrejas excomungaram-se mutuamente. Desde então, elas mantêm distancia e divergem em uma série de assuntos. Essa questão fez com que outros papas evitassem o encontro com o patriarca russo por anos.

As duas igrejas disseram que o encontro “marcará um importante estágio nas relações”. Segundo informações da agência AP, a violência que ameaça extinguir a presença de cristãos – católicos e ortodoxos – no Oriente médio e na África aproximou as igrejas. Ambas têm se manifestado contra os ataques extremistas islâmicos e a destruição de monumentos cristãos, especialmente na Síria.