Pai de autor de atentado em Orlando é pré-candidato à presidência do Afeganistão
Ele também é apresentador de um talk show na Califórnia
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ele também é apresentador de um talk show na Califórnia
Seddique Mateen, pai do atirador que matou 50 pessoas em uma boate gay em Orlando, na Flórida, é uma figura conhecida no Afeganistão e, relativamente, nos Estados Unidos. De acordo com reportagem do jornal norte-americano Daily Mail, Mateen (pai) é pré-candidato à presidência em seu país, além de ter conduzido um webshow gravado na Califórnia, em que costumava atacar os EUA e apoiar o regime Talibã.
O Daily Mail traz, ainda, que o afegão chegou a enviar diversas cartas abertas ao presidente Barack Obama, além de visitar os ‘bastidores do poder’ em Washington. Em 2015, ele postou fotos com políticos republicanos em suas redes sociais. Em algumas das cartas ao presidente americano, Mateen afirma que ‘o verdadeiro inimigo dos EUA é o Paquistão’, propondo uma política de ataque ao rival histórico do Afeganistão.
Dezenas de vídeos do programa de Mateen estão disponíveis no YouTube. Neles, o apresentador fala principalmente sobre política, no idioma dari, também conhecido como persa afegão. É em um desses vídeos que ele se declara candidato à presidência do Afeganistão. O programa chama-se “Durand Jirga Show” e segue, basicamente, a linha das programações policiais comuns no Brasil.
No último domingo (12), Mateen postou em sua página do Facebook a foto de uma camiseta como propaganda eleitoral. Um usuário afegão chegou a questionar: “ouvi dizer que seu filho cometeu um ato terrorista. Acho que você está brincando em se candidatar à presidência do Afeganistão, mas seu filho é um terrorista de verdade. Estamos cansados do terror e dos terroristas”, diz.
Depois de seu filho Omar ser identificado como autor do atentado, ele havia afirmado que “está profundamente triste e anuncia isso ao povo dos EUA”, em suas redes sociais. “Meu filho Omar Mateen era uma pessoa muito boa. Era casado e pai de um menino. Respeitava sua família. Não sabia que tinha este ódio no coração”, escreveu.
(Com supervisão de Guilherme Cavalcante)
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.