Mais de 3 mil grávidas estão com zika na Colômbia

Maioria dos casos foi registrada no Estado de Norte de Santander

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Maioria dos casos foi registrada no Estado de Norte de Santander

O Instituto Nacional de Saúde da Colômbia informou que 3.177 mulheres grávidas foram notificadas com zika no país desde o início da fase endêmica da doença, em outubro. O total de pessoas notificadas com o vírus é de 25.645.

Os números, divulgados neste sábado, aparecem no boletim epidemiológico da quarta semana de 2014, que mostram um balanço da infecção por zika vírus entre 24 e 30 de janeiro. Em relação à semana anterior, de 17 a 23 de janeiro, o número total de casos notificados saltou 5.348. Já entre as grávidas, foram relatados 1.061 novos casos.

O Departamento (Estado) da Colômbia que mais tem casos de zika relatado é o Norte de Santander, que faz fronteira com a Venezuela. Na região, foram notificados 4.983 casos entre outubro e 30 de janeiro. Também é lá que há o maior número de grávidas com o vírus, 983 no período analisado.

O anúncio do aumento do número de casos notificados na Colômbia ocorre um dia depois de o governo do país informar que três pessoas morreram por associação com o zika. Os três infectados morreram pela síndrome neurológica de Guillain-Barré, que os cientistas associam ao vírus.

Conteúdos relacionados