Hillary vence com apoio de distritos ‘brasileiros’ e Trump dispara
Estima-se que até 300 mil pessoas tenham migrado do Brasil para Massachusetts maior comunidade brasileira nos Estados Unidos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estima-se que até 300 mil pessoas tenham migrado do Brasil para Massachusetts maior comunidade brasileira nos Estados Unidos
Em sua vitória nas prévias Democratas na Superterça, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton contou com o apoio de áreas de Massachusetts com significativa presença de brasileiros.
Hillary venceu em Boston e em vários distritos vizinhos que abrigam numerosa comunidade brasileira desde a década de 1990, entre os quais Framingham, Shrewsbury e Worcester.
Não há detalhes sobre como os eleitores brasileiros votaram nas prévias em Massachusetts. A ex-secretária de Estado tem se dado melhor que Sanders entre eleitores de minorias étnicas, e é possível que os brasileiros estejam reforçando essa tendência.
O Estado era um dos principais alvos do senador Bernie Sanders na Superterça. Por ser vizinho de sua base eleitoral, Vermont, e ter características demográficas que lhe pareciam favoráveis, o senador esperava vencer ali com uma boa margem.
Mas a disputa foi bastante apertada. Hillary levou pouco mais de 50% dos votos, contra 48.5% dados a Sanders.
Na rodada de terça-feira estavam em jogo cerca de um quarto dos votos dos delegados eleitorais que definirão os candidatos Democrata e Republicano nas convenções dos dois partidos.
Pelas regras do sistema eleitoral americano, torna-se candidato quem receber mais votos de delegados eleitorais, distribuídos por cada Estado conforme sua população. Os partidos Democrata e Republicano realizam prévias separadas em cada um dos Estados americanos.
Hillary venceu 7 das 11 prévias do dia. Mais uma vez a pré-candidata foi impulsionada pela votação de eleitores negros, derrotando Sanders com folga em todos os seis Estados com presença relevante do grupo.
Já Sanders venceu a rival em Oklahoma, Colorado, Minnesota e Vermont.
A rodada não foi um desastre para o senador, mas reduziu suas chances de êxito. Para ultrapassar Hillary, ele teria de derrotá-la com amplas margens em Estados bem populosos (como Nova York, Califórnia e Flórida). O cenário é improvável, segundo as pesquisas.
Na disputa Republicana, Trump também venceu em 7 das 11 prévias, com resultados especialmente favoráveis em Estados do sul com alto percentual de eleitores evangélicos.
O segundo colocado entre os Republicanos foi o senador Ted Cruz, que venceu as prévias em Oklahoma e em seu bastião eleitoral, o Texas, o mais populoso Estado da Superterça.
Em Massachusetts – e nas regiões com grande concentração de brasileiros – Trump ganhou com boa vantagem sobre o segundo colocado no Estado, o governador de Ohio, John Kasich.
Mas nem mesmo os triunfos de Cruz podem ser considerados ruins para Trump. Ao ganhar sobrevida na disputa, Cruz deve continuar a dificultar a formação de uma coalizão em torno do senador Marco Rubio (Flórida), o pré-candidato preferido pelos dirigentes Republicanos e que ficou em terceiro na rodada.
Nos últimos dias, Rubio mudou a estratégia e elevou o tom das críticas a Trump.
Ao ganhar em Minnesota nesta terça, ele finalmente obteve sua primeira vitória na corrida. O desempenho não parece ter sido suficiente para afastar dúvidas sobre a viabilidade de sua candidatura.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.