Estação espacial chinesa de 8,5 toneladas deve cair na Terra em 2017

Informação já foi confirmada pelo governo chinês

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Informação já foi confirmada pelo governo chinês

A estação primeira espacial chinesa Tiangong-1, lançada no espaço em 2011, deve retornar em breve à atmosfera terrestre, possivelmente, em forma de bola de fogo. As autoridades chinesas já confirmaram que a estação espacial de 8,5 toneladas conhecida como ‘Heavenly Palace’ [Palácio Celestial] deve voltar ao planeta terra em algum momento em 2017, com algumas partes susceptíveis de atingir a Terra. Estação espacial chinesa de 8,5 toneladas deve cair na Terra em 2017

As informações já estão em sites especializados e foram também divulgadas pelo jornal britânico The Guardian. Quando a estação espacial foi lançada, foi encarada como um esforço científico para transformar a China em uma superpotência espacial. O anúncio confirmou meses de especulação de que a China tinha perdido o controle de um dos módulos após algum tipo de falha técnica ou mecânica.

“Baseados em nossos cálculos e análises, a maior parte do laboratório espacial vai queimar durante a queda”, disse o vice-diretor do escritório de engenharia chinês, Wu Ping, na agência oficial de notícias Xinhua.

Astrofísicos britânicos disseram à imprensa que seria impossível prever onde os destroços da estação espacial vão cair. A expectativa dos estudiosos é de que a maioria dos 8 toneladas derretam ao passar pela atmosfera, mas algumas partes, como os motores de foguetes, podem não queimar totalmente.