Eleição de novo primeiro-ministro britânico começa nesta terça

Processo ocorre após renúncia de David Cameron

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Processo ocorre após renúncia de David Cameron

Os parlamentares do Partido Conservador devem se reunir nesta terça-feira (5) para iniciar as votações que decidirão o novo primeiro-ministro britânico, em substituição a David Cameron, que renunciou após a derrota do “fica” no referendo sobre a saída da União Europeia.

De acordo com a agência francesa AFP, Theresa May, ministra do Interior, é apontada como favorita. No sistema parlamentarista britânico, o partido ou coligação que possui mais cadeiras no Parlamento realiza uma eleição interna onde é indicado o chefe de governo.

Toda terça e quinta, haverá rodadas de votações com todos os nomes possíveis. Nelas, os menos votados são eliminados. Quando restarem apenas dois, os 150 mil cidadãos filiados ao partido escolherão, de forma direta, o novo mandatário por maioria simples.

Além de Theresa May, os candidatos são o ministro da Justiça, Michael Gove; o secretário de Estado do Trabalho e Pensões, Stephen Crabb; o ex-ministro da Defesa, Liam Fox; e a secretária de Estado de Energia, Andrea Leadsom.