Militantes da organização celebraram o fim da guerra civil

A última conferência das (Forças Armadas Revolucionárias da ), que ratificou o acordo com o governo na semana passada, contou com celebrações dos agora ex-guerrilheiros. Com shows musicais, os membros da organização – que passará a ser partido político – dançaram e pediram por paz em Caguán, tradicional bastião do grupo.

De acordo com o portal argentino Infobae, o evento a portas fechadas reuniu 29 membros do alto escalão das Farc e 200 líderes de focos rebeldes, além de outras centenas militantes da organização, incluindo antigos presos, que foram anistiados pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos.

Os shows incluíram reggae, rap e rock, além de ritmos locais. Os músicos interagiram com os militantes e lançaram mensagens de apoio ao processo de paz.

“Que entendam que estamos construindo a paz. Estamos cansados de falar de guerra”, disse o cantor Javier Fonseca, durante apresentação no evento.

Os ex-combatentes celebraram e, para muitos, foi a oportunidade para rever familiares, com quem não tinham contato há anos devido ao conflito.

Os membros das Farc ainda pretendem realizar um evento conhecido como “Woodstock fariano”, onde Shakira teria sido sondada para fazer apresentação.