Cheia em rio chinês deixa mais de 120 mortos e situação pode piorar

Governo alerta para El Niño

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Governo alerta para El Niño

Uma cheia no rio Yangtzé, na China, já deixaram pelo menos 112 mortos e centenas de feridos durante os últimos dias, com expectativa de aumento para os próximos dias. Cerca de 16 milhões de pessoas já foram afetadas por fortes chuvas.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o nível do lago Taihu, próximo a Xangai e que se localiza no delta do rio Yangtzé, está no nível mais alto desde 1954. O vídeo de um agricultor em prantos, lamentando a perda de cerca de 6 mil porcos, foi divulgado pela imprensa estatal chinesa.

Outras imagens mostram um estádio, na província de Hubei, alagado pelas chuvas e transformado em uma espécie de “banheira gigante”. As cheias são comuns durante esta época do ano, verão no sul da China. No entanto, este ano o fenômeno foi particularmente mais pesado, aponta o The Guardian.

O tabloide inglês lembra ainda que o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Yang, havia alertado no mês passado que havia riscos de ocorrência do fenômeno El Niño, devido às cheias nos rios Yangtzé e Huai. Meteorologistas afirmam que o alerta é maior do que em 1998, quando o El Niño matou cerca de 4 mil pessoas na China.

Conteúdos relacionados