Carro autônomo do Google causa acidente pela primeira vez

Um Lexus modificado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um Lexus modificado

A primeira batida envolvendo um carro autônomo do Google, ainda em testes, aconteceu nesta segunda-feira (29). Batidas envolvendo o veículo já havia acontecido, mas por conta de uma ação humana dentro do carro.

Segundo o portal do The Verge, o carro do Google (um Lexus modificado), bateu no lado de um ônibus em velocidade muito baixa, na cidade de Mountain View, na Califórnia – onde fica a sede do Google.

A explicação do acidente, conforme publicada por um registro do departamento de trânsito da Califórnia, mostra que não foi uma situação de trânsito perfeita: o carro queria virar a direita em um cruzamento, mas a faixa da extrema direita (que deveria estar livre para quem quisesse virar a direita) tinha uma pequena intervenção – sacos de areia, que bloqueavam o caminho do carro do Google.

Ao chegar no saco de areia, o carro do Google precisou parar e voltar para a faixa do meio, onde o trânsito fluia. Ao fazer a manobra, o motorista responsável pelo teste viu o ônibus se aproximando à esquerda, mas acreditou que ele diminuiria a velocidade para deixar o carro do Google passar, o que não aconteceu e a colisão lateral aconteceu, sem deixar nenhum ferido.

O carro estava operando em modo autônomo e estava em uma velocidade de menos de 3 quilômetros por hora – praticamente parado. O Google ainda não se pronunciou sobre o ocorrido; o relatório mensal dos carros autônomos do Google será divulgado em poucos dias.