Ator Rubén Aguirre, o Professor Girafales, morre aos 82 anos

A morte foi confirmada no Twitter por Edgar Vivar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A morte foi confirmada no Twitter por Edgar Vivar

O ator mexicano Rubén Aguirre, conhecido mundialmente por interpretar o Professor Girafales no seriado “Chaves” morreu nesta sexta-feira (17), aos 82 anos. Quem confirmou a morte foi Edgar Vivar, que interpretava o Senhor Barriga no mesmo programa.

“Meu professor favorito, descansa em paz… Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta”, escreveu Vivar na mensagem”, escreveu Vivar na sua conta do twitter. 

O ator de Girafales tinha diabetes, controlada com medicamentos, e pneumonia, além de cálculos na vesícula e problemas na coluna. Ele também já foi internado na capital do México em agosto de 2014 com quadro de desidratação de anemia, mas ele tomava medicamentos havia pelo menos duas décadas.

No final de 2007, o ator e sua mulher, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro. Ele teve de abandonar os palcos e usa cadeira de rodas. Já Consuelo perdeu uma das pernas e precisou passar por quatro cirurgias.

Exatamente a um ano atrás, Aguirre divulgou uma carta destinada a ANDA (Associación Nacional de Actores) dizendo que tinha sérios problemas de saúde. De acordo com o G1, o documento tinha o título de “E agora quem poderá me defender?”, uma referência ao personagem Chapolin, o ator pedia para associação custear seus tratamentos médicos.

Ele ainda revelou que há dez anos luta pelo direito de ter assistência médica, já que sempre contribui com as Ator é mundialmente conhecido por interpretar Professor Girafales, em Chaves (Reprodução)cotas estabelecidas pela associação. “É meu desejo fazer a opinião pública conhecer o desinteresse de meu sindicato, ANDA, em cumprir suas obrigações; no caso, prestar efetivamente uma atenção médica digna, à qual temos direito após ter cumprido como associado com minhas cotas (…) Minhas forças se acabaram. Tenho lutado há dez anos por esse direito, porque há dez anos preciso dele”, disse.

Com idade avançada e problemas de saúde, Aguirre tinha sido recomendado por médicos para viver ao nível do mar. Por causa disso, não ia à capital, Cidade do México, a 2.250 m de altitude, e nem viajava longas distâncias.  

(Sob supervisão de Daiane Libero)

Conteúdos relacionados