GM faz recall de 400 veículos por defeito em air bag da japonesa Takata

Os air bags da Takata utilizam nitrato de amônia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os air bags da Takata utilizam nitrato de amônia

O grave problema envolvendo air bags da marca Takata continua sendo identificado em novos veículos. Desta vez, em automóveis da General Motors. A empresa está fazendo recall de mais de 400 veículos, em função do risco dos air bags, ao se abrirem, lançarem fragmentos metálicos no motorista e nos passageiros, segundo a GM e documentos divulgados neste sábado pela agência nacional de segurança no trânsito dos Estados Unidos (NHTSA).

Até o momento, o problema já levou ao recall de cerca de 23,4 milhões de air bags da empresa japonesa Takata, referentes a 19,2 milhões de carros de 11 marcas diferentes vendidos nos Estados Unidos, incluindo Honda e Fiat Chrysler. No mês passado, a NHTSA enviou comunicados a outras sete montadoras solicitando informações sobre veículos com air bags da Takata e alertando que o número de recalls pode aumentar.

Os air bags da Takata utilizam nitrato de amônia para gerar a pequena explosão que infla os air bags em caso de colisões. Mas, segundo a empresa japonesa, o produto químico pode se degradar dentro de air bags expostos a altas temperaturas e umidade do ar por tempo prolongado. Neste caso, o nitrato de amônia pode vir a queimar rapidamente e acabar rompendo a barreira metálica que deveria conter a explosão.

Os últimos recalls de veículos da GM se referem a modelos Chevrolet Equinox, Malibu e Camaro de 2015, e também Buick LaCrosse, Cadillac XTS e GMC Terrain. Milhares de carros de outros modelos da empresa também contam com air bags da Takata. Mas o porta-voz da montadora, Alan Adler, afirmou que outros veículos não apresentaram defeitos.

Em nota, Adler recomendou aos proprietários de automóveis com air bags defeituosos que procurem uma concessionária da marca o mais rápido possível para que o problema possa ser corrigido. A empresa irá disponibilizar carros consignados aos clientes prejudicados pelo problema.

Além da GM, o recall também tem sido feito por 11 montadoras de carros e caminhões, incluindo BMW, Daimler Trucks, Fiat Chrysler, For, General Motors, Honda, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Subaru e Toyota. A NHTSA alertou que poderão ser feitos recalls também de veículos das marcas Mercedes-Benz, Jaguar-Land Rover, Suzuki, Tesla, Volvo Trucks, Volkswagen e Spartan Motors.

A agência está organizando uma audiência pública em Washington na próxima quinta-feira para tratar da investigação da japonesa Takata e definir se irá assumir a coordenação de todos os recalls para agilizar os reparos. Fonte: Associated Press