Australiano de 18 anos é identificado em foto do Estado Islâmico

Dois amigos disseram não ter dúvidas sobre a identidade do jovem

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dois amigos disseram não ter dúvidas sobre a identidade do jovem

Um jovem se destacou em uma foto de membros do Estado Islâmico a foto circulada pela internet desde dezembro do ano passado. Ele foi chamado de “jihadistabritânico branco” até agora, mas, neste domingo (9), dois amigos reconheceram a imagem como sendo de “Jake” – um australiano de apenas 18 anos. As informações são do The Telegraph.

O sobrenome de Jake não foi revelado para proteger a família. Na foto, ele aparece segurando uma arma ao lado de dois jihadistas barbudos e também armados. Uma bandeira do grupo Estado Islâmico está estendida atrás dos três homens.

Dois amigos disseram não ter dúvidas sobre a identidade do jovem, que estudava no colégio Craigieburn Secondary College, em Melbourne, tendo desistido do colegial em meados de 2014, quando se converteu ao islamismo. Segundo a publicação, Jake teria comprado apenas passagem de ida para Istambul, como rota de entrada ao Iraque e à Síria no mesmo período que saiu da escola.

Membros do Centro de Juventude Islâmica Hume, em no subúrbio de Melbourne, afirmaram que o jovem esteve presente em alguns encontros e palestras. “Ele era um rapaz quieto, muito fechado. Não costumava conversar com ninguém e, na verdade, nunca vi alguém próximo dele”, contou um Abu Zaid, membro do comitê do centro.

A identidade do australiano veio à tona depois de o governo do país deter outros dois jovens que tentaram fugir para o Oriente Médio para lutar junto dos jihadistas do Estado Islâmico.

Conteúdos relacionados