Alunos queimam ônibus no México e ameaçam boicotar eleições deste domingo

Ato aconteceu em Cherán, no estado mexicano de Michoacán

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ato aconteceu em Cherán, no estado mexicano de Michoacán

Alunos da Escola Normal Rural do município de Cherán, no estado mexicano de Michoacán, queimaram neste sábado (6) um ônibus de passageiros como parte de suas ações para boicotar as eleições deste domingo (7).

Na estrada Século XXI que liga a Costa do Pacífico com Morelia, a capital do estado, os alunos interceptaram o ônibus e atearam fogo no veículo.

Além disso, os estudantes, que exigem a anulação em partes da reforma educativa promulgada em 2013, ameaçaram impedir a instalação neste domingo (7) das urnas para o pleito em Michoacán, nos quais se elegerão 112 prefeitos, 40 deputados locais e 12 federais.

O grupo exige, entre outras questões, que não se ensine o idioma inglês nas escolas normais, que sejam criadas vagas automáticas no sistema educacional público e que os estudantes tenham autonomia para decidir seus próprios programa de estudos.

Desde a terça-feira passada os alunos da Escola Normal iniciaram ações para impedir o pleito e, segundo transportadoras de Michoacán, desde esse dia se apossaram de cerca de 30 ônibus e ameaçam incendiá-los.

Neste domingo (7), 83,5 milhões de mexicanos irão às urnas para escolher 2.016 cargos públicos, entre eles os 500 deputados federais e os governadores de nove estados.

Conteúdos relacionados