Museu Correios recebe mapa telegráfico da expedição de Marechal Rondon

Estima-se que o mapa tenha mais de 100 anos e agora ele está guardado como parte da história
| 25/05/2022
- 16:45
Museu Correios recebe mapa telegráfico da expedição de Marechal Rondon
Mapa da expedição de Marechal Rondon (Foto: Assessoria de Imprensa)

A equipe do , sediado em Brasília (DF), recebeu um verdadeiro tesouro histórico para integrar o acervo. Aparecida Beraldo Bicudo, de 74 anos, moradora de Campinas (SP), doou um mapa elaborado por seu avô, Hormindo Bicudo, que trabalhou na expedição de Marechal Rondon. Agora, mapa telegráfico será preservado como parte importante da história.

Hormindo foi telegrafista no então Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). Aparecida conta que, há alguns anos, um comprador chegou a manifestar interesse em adquirir o mapa, mas que não houve interesse de sua parte, visto que, há mais de 40 anos, o mapa estava guardado na família.

“Meu pai tinha muito orgulho do meu avô telegrafista, e ele só me contou desse mapa um ano antes de falecer, em 2005. Estimo que o mapa tem mais de 100 anos. Decidi doar o material na esperança de que ele poderá ser melhor cuidado e apreciado pelas pessoas”, conta Aparecida.

O mapa telegráfico tem riqueza de detalhes, apontamentos de rios, morros e até campos de aviação da região do Parecis, atual município de Campo Novo do Parecis, local onde o major do Exército Brasileiro, Dácio Mesquita Bicudo, pai de Aparecida, nasceu. A peça tem valor afetivo e sentimental para a família.

“Meu pai, até os 10 anos de idade, viveu na Serra do Parecis, morou até em posto telegráfico. Quando tive conhecimento do mapa, já estava um pouco deteriorado. Pode até ser que tenha algum valor comercial para colecionadores, mas, para nós, importa que seja bem cuidado por especialistas e visto por várias gerações”.

Acervo histórico

A equipe de Documentação Histórica dos Correios recepcionou e observou o caráter histórico da peça. Ela foi aprovada e, a partir de agora, integra o acervo do Museu Correios.

Além disso, segue em cartaz, no espaço, a mostra “Os Sinais e As Coisas – Das Fogueiras à Internet” que conta a história das telecomunicações no Brasil e exibe um panorama da evolução dos sistemas de comunicação.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.

Últimas notícias