Mais um aplicativo da gigante das redes sociais comandada por Mark Zuckerberg ganhará uma versão Escura. Depois do Instagram e WhatsApp aderirem à moda, chegou a vez do Facebook. O modo escuro, já disponível para algumas interfaces, está em fases de testes para Android e iOS.

Apesar da novidade, o recurso ainda não está disponível, nem mesmo para beta testers. Visualmente, o app se assemelha, na cor, ao aplicativo para Android, baseado num tom bem escuro de cinza, ou seja, não mantém o esquema de cores do Instagram e do iOS 13.

Quando estiver disponível, o modo escuro poderá ser ativado facilmente entrando em Configurações / Modo Escuro. Ao escolher a opção, será possível escolher quando ativá-lo (sempre, nunca ou de acordo com as configurações do sistema, com início programado).

Ao ser ativado, o Modo Escuro muda completamente a aparência do Facebook. Ainda faltam algumas melhorias, como na barra de status preta em vários momentos e o fundo branco abaixo da imagem do perfil, mas é possível ver que, pelos resultados, quase toda a plataforma se comporta bem o modo escuro.

Com a redução de brilho e ajuste de cores no aparelho, a experiência de uso se torna mais confortável e evita problemas de saúde ao diminuir as possíveis interferências na qualidade do sono e produtividade.

Vale destacar que o recurso ainda está em desenvolvimento, sem disponibilidade imediata para o público e não há uma data de lançamento definida. Além da mudança estética, também pode economizar a bateria do celular.