Força do folhetim impressiona mesmo após repetecos seguidos

O SBT está empolgado com os resultados conquistados por sua mais nova aposta para as tardes da emissora. Considerada sem pé nem cabeça, a escolha pela re-reprise, diante de um cenário de novelas inéditas, foi muito criticada quando anunciada.

Ninguém esperava que, pouco depois de extinguir os repetecos da tarde, o SBT voltaria a exibir reprises e ainda um folhetim recentemente reprisado, transmitido pela terceira vez nos últimos seis anos.

Primeira reprise de “Coração Indomável” em 2018 marcou mais audiência que sua exibição original no Brasil (Televisa)

Ignorando os achismos do público que faz alvoroço na internet, a emissora acreditou em sua aposta e ela tem dado muito certo. Nesta terça-feira (25), o segundo capítulo de “Coração Indomável” foi a atração mais vista do SBT, perdendo apenas para o futebol.

A trama mexicana pontuou 6,9 (7) de média, enquanto as inéditas “Triunfo do Amor” e “Amores Verdadeiros” marcaram 6,5 e 6,7 pontos respectivamente. À noite, o futebol alcançou 9,3 pontos, mas por não ser exibido todos os dias, “Coração Indomável” se tornou o programa mais visto da emissora nesta terça. Nenhuma outra atração diária superou ou alcançou os seus 6,9 pontos.

Casal protagonista é sucesso na certa (Televisa)

 

Menina dos olhos

Anteriormente, o MidiaMAIS destacou a relevância do folhetim para o canal de Silvio Santos. “Coração Indomável” foi o maior fenômeno mexicano da década de 2010 que a emissora conseguiu emplacar.

Mesma história faz sucesso há quase 30 anos (Televisa)

Remake da clássica novela “Marimar” (1994), já exibida 5 vezes no Brasil, a versão mais recente da história fisgou o público brasileiro em sua primeira aparição por aqui, no ano de 2015. Tal repercussão fez ela ser reprisada em 2018, e agora volta em 2021 no mesmo horário da última reprise, acumulando os melhores índices para o canal. É de surpreender.

O que ela tem?

Abusando dos dramas mexicanos de raiz, e apenas filmando com nova tecnologia uma história manjada e inesquecível como a de “Marimar”, “Coração Indomável” detém força sobre os brasileiros, em especial, sobre o telespectador do SBT.

A história da mocinha pobre e humilhada, que é obrigada a tirar um colar da lama com os dentes, tem a casa com o avô incendiado dentro, é presa injustamente, dá a volta por cima e se vinga de todos que a fizeram mal, ainda rende muito no cenário nacional.

Vingança de Maricruz é aclamada no Brasil (Televisa)

Apesar de saturadas, vinganças bem elaboradas, bem construídas e cativantes ainda geram mobilização e despertam interesse. Prova disso foi a repetição do fenômeno de “Avenida Brasil” em sua reprise há dois anos. Revanches funcionam mesmo por aqui.

Como já antecipamos, “Coração Indomável” é equivalente à nova “Maria do Bairro” ou à nova “Usurpadora” no Brasil, desde que o SBT extinguiu novelas em SD de sua programação. Se esta mais recente exibição se consolidar como um sucesso, não vai demorar muito para que o canal de Silvio a reprise novamente.

Comparação de cenas entre as versões (Televisa)