Quer saber o que vai acontecer nos episódios de hoje das novelas da telinha? Confira os resumos das novelas desta segunda-feira (18):

Rede Globo

Cordel Encantado

Timóteo diz a Helena que Inácio precisa oferecer um dote maior do que o proposto pelo delegado Batoré para ter a mão de Antônia. Úrsula desconta sua raiva de Cesária em Nicolau. Dora avisa Inácio que pode levá-lo até Antônia. Jesuíno se recusa a entrar para o cangaço e Herculano garante que o povo de Brogodó irá sofrer. Helena decide pagar o dote que Timóteo exige para que Inácio possa se casar com Antônia. Bel manda avisar Patácio que Herculano invadirá a cidade. Baldini insinua que Cecília é filha de Úrsula. Rei Augusto e sua comitiva vão à Vila da Cruz. Bartira acolhe Neusa em sua casa. Jesuíno vai a Brogodó para defender a cidade. Galego chama Setembrino e Quiquiqui para ajudar Jesuíno. Inácio é capturado pelos cangaceiros. Jesuíno enfrenta Herculano.

– Vidas Brasileiras

Rafael discute com Gabriela sobre o reconhecimento de paternidade de Alex e Flora. Vinícius teme que Rafael volte a se embriagar. Flora volta para casa. Rosália sente dor, e Maria Alice se preocupa. Leandro e Érico estranham a euforia de Alex. Todos se preocupam com o estado de Gabriela. Michael e Álvaro sofrem por Santiago e Verena. Rafael beija Solange, e Gabriela vê.

Cris/Julia chantageia Eugênio, que decide manter o emprego de Bendita. Dora se surpreende ao saber por Cris/Julia que Gustavo marcou a data do casamento dos dois. Alain retoma a direção das gravações de seu filme. Teresa e Henrique se conhecem. Américo depõe sobre Cris para o delegado. Danilo penhora as joias de Julia, e o dono da loja as reconhece. Alain vai até a casa de Julia, e é surpreendido por André.

90 Graus

Jerônimo descobre que foi enganado por Vanessa e a humilha na frente de todos. Álamo não dá importância para as visões de Madá. Raimundo promete a Janaína que irá ajudá-la a encontrar Jerônimo. Candé expulsa Vanessa de sua casa. Janice alerta a Janaína que Raimundo está interessado na irmã. Lidiane é impedida de ver o teste de elenco de Manu. Disfarçada, Madá invade o programa ao vivo de Nicole na PopTV e avisa que ela corre perigo. Diego revela aos pais que decidiu trocar de curso na faculdade. Odélia vê a foto de Jerônimo na bolsa de Vanessa e o reconhece. Vanessa procura Janaína dizendo que é ex-namorada de Jerônimo e acaba obtendo mais informações sobre o passado do rapaz. Lidiane vibra ao saber que Manuela passou no teste. Vanessa revela a Jerônimo que descobriu tudo sobre ele e que ele está em suas mãos agora. Janaína e Herculano seguem Vanessa e chegam à casa onde está Jerônimo.

O Sétimo Guardião

Valentina se livra da ameaça de prisão. Valentina explica a Feijão por que ele precisa deixar sua casa. Neide sonda com as meninas do cabaré sobre a entrada de um novo hóspede na pousada. Gabriel manda Murilo avisar aos guardiães sobre Feijão. Luz fica intrigada com o colar da Irmandade que encontra em um baú. Mirtes vê uma foto no jornal de Greenville e desmaia. Gabriel procura Feijão.

SBT

Teresa

Amadeo diz a Teresa que Mayra vai processar Rubens. Mariano trata de convencer Aída a não seja ela quem representar sua mãe no processo de divórcio com Rubens, muito menos que meta seu pai na cadeia, pois isso seria muito doloroso para todos. Aída responde que certamente vai lhe doer muito, mas está tão decepcionada por tanto engano que não irá poupar Rubens. Paty e Jonhy dizem a Regina e Joana que finalmente vão viver como marido e mulher. Arthur pergunta a Luisa quando ela voltará a viver em sua casa ela responde que quer seguir vivendo com Fernando. Mariano diz a Mayra que ela não deveria permitir que Aída a represente, pois no momento Aída está ressentida e, depois que passasse o ódio do pai, se arrependeria.

Vanessa diz a Heitor que quer falar com ele e o convida a um jantar. Joana chega e diz a Heitor que se ele sair com Vanessa, pode esquecê-la. Heitor diz a Joana que precisa falar com Vanessa, mas que podem ir os três juntos. Vanessa fica furiosa. Mariano encontra Teresa e eles se olham. Teresa diz que Mariano está a seguindo, ele responde que não. Oriana volta a humilhar Teresa recordando-a de sua origem humilde. Arthur, zangado, diz a Oriana que a admira muito, mas que agora Teresa é muito mais importante e deve respeitá-la, do contrário, acabará a amizade que eles mantêm.

Oriana garante a Arthur que fará um esforço para aceitá-la. Fernando, quase obrigado por sua mãe, propõe casamento a Luisa. Teresa diz a Luisa que Fernando foi obrigado por sua mãe a pedi-la em casamento. Fernando diz a sua mãe que não gostou de sua imposição em pedir Luisa em casamento. Luisa devolve o anel de compromisso a Fernando, diz que o ama, mas não quer que eles se casem nessas circunstâncias.

Carrossel

Olívia telefona para escola, pois quer fazer compras pela internet e esqueceu seu cartão de crédito em sua sala. Os meninos se assustam com o barulho do telefone e gritam. Firmino acorda, vai até a sala da diretora, os garotos se escondem. O zelador atende ao telefone, é Olívia, que pede para ele passar o número de seu cartão. Firmino sai da sala, mas se esquece de algo e retorna. Ele flagra os garotos copiando os exercícios da prova. Firmino diz que terá que contar á diretora o que eles fizeram. Ele pede aos meninos a cópia das chaves e também folha onde copiaram as perguntas. Firmino promete ajudar os garotos a estudarem e pede para eles chegarem uma hora antes da aula todos os dias. Jorge pede para Daniel organizar a competição entre ele e Cirilo. Koki diz a Helena que ela não pode faltar na corrida, pois ela dará o sinal da largada. Helena comenta com os alunos que a corrida não pode se tornar uma rixa, pois é uma forma de entrosamento.

Firmino pergunta a Olívia por que ela aplicará a segunda prova nos alunos, pois antes ela aplicava uma só. A diretora fica furiosa. Firmino diz a Maria Joaquina que Olívia quer conversar com ela. Olívia pede um favor à patricinha, que escreva na lousa a matéria da prova para os alunos. Paulo, Laura, Cirilo, Mário e Jaime estudam durante o recreio. Olívia conta a Graça e Firmino que resolveu instalar na escola um sistema moderno de comunicação. Olívia chega ao terceiro ano para aplicar a prova, ela adverte que se pegar alguém colando, fará picadinho. Helena afirma que Olívia está assustando as crianças.

A diretora ordena que a turma comece a fazer a prova. Jaime e Laura começam a suar durante a prova. Helena afirma a Renê que está preocupada, os alunos estão tensos. Olívia dá por encerrada a prova. Os alunos perguntam quando sairão os resultados das provas. Helena aconselha os alunos a descansarem. Laura comenta com Helena que não sabe se foi bem na prova. Alberto pergunta a Jorge se ele pode marcar a hora e o local da competição. Com seu carro, Cirilo vai à casa de Maria Joaquina perguntar se ela foi bem na prova. O garoto também pergunta para a patricinha o que ela acha do carro dele. Ela o destrata. Nos seus respectivos carros, Jorge e Cirilo se encontram na rua.

Jorge humilha Cirilo ao dizer que não vê a hora de ganhar dele na pista de kart dos irmãos Ferrari. Olívia testa a nova tecnologia que implantou na Escola Mundial e canta ao microfone. Ao ouvir, Graça fica desesperada no pátio. Alberto Cavalieri vai à casa de Cirilo e afirma a José que agendou o horário de competição na pista de kart dos irmãos Ferrari. José e Cirilo concordam com a data. Na escola, Cirilo comenta com Maria Joaquina que gostaria que ela fosse prestigiá-lo na competição. A patricinha o deixa falando sozinho. Cirilo diz a si mesmo que se Maria Joaquina não for, a corrida não terá graça.

As Aventuras de Poliana

A chapa Universo Jovem comemora a vitória dançando, com Luca Tuber filmando tudo, e a chapa Contente fica arrasada. Mirela, triste, desabafa com Raquel sobre tudo sempre dar tão errado em sua vida. Poliana e Kessya decidem dançar junto com a chapa concorrente, deixando Filipa furiosa. Por estar na chapa Universo Jovem, João é incluído no grupo dos mais “populares” e estranha o bom tratamento da turma com ele. Branca ensina salsa e merengue na aula de dança, e pede para Mirela demonstrar alguns passos. Luca a observa, admirado.

Casais são formados para o ensaio da dança. Débora observa tudo da janela, emburrada. Ela ainda procura Ruth em sua sala e diz que quer voltar logo ao trabalho. Mirela observa Gabriela e Vini dançando e fica desconfortável. Claudia questiona Gael e Benício sobre as mentiras que foram ditas a Durval. Lorena também é repreendida pelo pai pelas travessuras que fez. Nanci encontra Iuri na escola e pergunta se ele e Sophie estão juntos. Antônio observa Branca dançando sozinha na sala e pele que ela lhe conceda uma dança. Ela aceita. Vini diz para Mirela que acha que Gabi está interessada nele.

Luísa e Durval saem para o encontro entre casais e Nanci e Antônio ficam responsáveis por cuidarem de todas as crianças: Poliana, Yasmin, Luigi, Mário, Gael, Lorena e Benício. Débora fica triste em casa e Marcelo a convida para jantar. Arlete mente para Lindomar, dizendo que devolveu a joia à Luísa. Na casa de Poliana, Luigi cria um roteiro de filme alienígena e as crianças se divertem gravando. Nanci pressiona Waldisney sobre eles estarem ou não em um relacionamento sério. Filipa vê um story de Luigi em que Yasmin aparece e fica furiosa.

RECORD

Bela, a Feia

Vanda se irrita ao ver Cíntia sofrer com a presença de Olga. As duas discutem e Vanda volta a pressionar Olga para descobrir quem é o pai de Cíntia. Vanda acredita que seja alguém pobre e sem caráter. Olga não responde e Vanda a expulsa de sua casa. Cíntia começa a chorar e Vanda tenta consolar a filha. Luzia convida Hortência para ir ao Bar de Clemente, mas ela avisa que vai para Teresópolis. Guto conta que conheceu uma mulher mais velha e que ela é muito interessante.

Dinorá fica surpresa e diz que sempre desconfiou de que Guto tivesse Complexo de Édipo. Diogo chega em casa e pergunta se Diego já se desfez da arma. Os dois discutem novamente. Ariosto fica preocupado ao ver Vanda consolando a filha. Ele pede perdão à Cíntia e diz que quer explicar melhor a situação. Bela escreve em seu novo diário. Ela descreve Rodrigo como o homem mais bonito que conhece. Elvira a interrompe e diz que vai sair com Bernardo. Hortência diz que não consegue parar de pensar do fato de Vera ter matado um homem.

Vera fica tensa. Ariosto convida Cíntia e Vanda para jantar. Vanda diz que está muito cansada, mas convence a filha a ir jantar com Ariosto. Dinho e Verônica transam no motel. Bela sonha com Rodrigo no estilo “Grease”. Os dois caracterizados com roupas da época dançam em uma discoteca. Eles se beijam, quando Bela é interrompida por Clemente e acorda. Armando liga para Úrsula e a convida para sair. Samantha chega e Armando inventa que está indo para o grupo de apoio. Ariosto mente dizendo que Magdalena é uma cliente e Cíntia acaba acreditando. Ela chora, quando Ariosto revela que ela é adotada.

Cíntia diz que não quer ser filha de Olga e Ariosto a consola. Rodrigo vai até a casa de Ricardo. Guto entrega a jóia para Bárbara, que se surpreende com o bom gosto do filho. Guto diz que teve a ajuda de uma amiga. Bárbara percebe o interesse do filho e o incentiva a investir em uma relação. Diego vai para até a casa de Vanda, que fica surpresa. Rodrigo conta que Olga é a verdadeira mãe de Cíntia e Ricardo fica transtornado. Vera hesita, mas acaba revelando que matou o amante. Ela diz ainda que foi na tentativa de protegê-lo, além de ter sido o único homem que realmente amou. Vera diz que Rodrigo não é filho de Ricardo. Hortência fica chocada.

Essas Mulheres

Mila pergunta a Leocádia quem é a criança de pai desconhecido. Duarte e Leocádia não sabem o que dizer. Ferreira diz a Bela que ela deve parar de seguir ordens de seu pai. Leocádia e Duarte contam a Mila, Geraldo e Júlia toda a verdade sobre a família. Júlia é filha de Duarte. Fernando diz que desconfia que Lemos foi quem mandou atirar nele. Lemos diz que vai falar com Rodrigo sobre Pedrinho. Geraldo vai para a casa de Alfredo. Júlia confessa a Mila que já dormiu com Geraldo. Rodrigo vai à casa de Camila para prender Fernando.

A Terra Prometida

Durgal se prepara para desfilar pelo reino. Chaia chora ao lado de Zaqueu, que permanece desacordado. Darda avisa que Temá não aguentará por muito tempo. Ula entrega a nova capa para Durgal, que fica satisfeito com o presente. O rei deixa o palácio e segue para o cortejo pela cidade. Léia recebe notícias de Tobias. Na tenda de Darda, Temá morre nos braços de Pedael. Isaque e Adélia choram. Durgal segue saudando o povo durante o cortejo. Kamir mostra ansiedade, mas Ravena manda ele ter calma. Josué pede para Elói deixa-lo sozinho. Yana se esconde ao perceber a aproximação de Quemuel e Léia.

Durgal começa a sentir uma queimação na pele e grita de dor. Arauto tenta ajudar o soberano, mas é tarde demais. O mensageiro avisa que o rei está morto. Kamir e Ravena observam satisfeitos. O corpo de Durgal é velado na sala do trono. Melina lamenta a morte do tio. Ravena olha o corpo e não resiste, sorri satisfeita. Arauto diz que sentirá falta do rei. Quemuel e Léia deixam a tenda hospital e Yana para de se esconder. Darda observa e questiona sua atitude. Acã diz que não seguirá as ordens de Josué e não se santificará. Kamir conversa com Ravena e diz não confiar cem por cento em Yussuf. Isaque consola Pedael, enquanto Mibar ampara Adélia. Calebe conversa com Noemi e diz que precisa arrumar um bom disfarce para resgatar Iru em Ai.

Zaqueu acorda e recebe os cuidados de Chaia. Com o objetivo de se santificar, Haniel assume seus erros e se desculpa com os familiares. Laila também pede perdão por seus defeitos. Kamir e Ula assumem o trono de Ai. Aruna estranha a presença do Soldado Mascarado no campo de batalha. Léia e Samara falam mal de Aruna. Kamir arma para Ula e a acusa de ter matado Durgal. O prefeito manda os guardas prenderem a esposa nas masmorras. Melina se desespera e implora pela liberdade de sua mãe. Elói avisa que existe um traidor entre os hebreus.

Josué ora a Deus. Elói se declara para Ioná. Melina procura Kamir e diz que ele não pode matar Ula. Salmon vai até a tenda de Raabe e avisa que Orias está no reino de Ai. Kamir diz não sentir nada pela esposa e filha. Melina implora pela ajuda de Yussuf. Sama ajuda Ruth a se reanimar. Nobá diz que trará Orias de volta. Yana se abre com Darda e revela que Quemuel é o verdadeiro pai de Aruna. Tobias finge estar preocupado com Zaqueu. Deus revela o nome do traidor para Josué.

Ioná e Elói estranham a ausência de Mara. Em conversa com Gibar, Melquias avisa que Acã saiu cedo de casa. Mara e o vilão se encontram às escondidas no celeiro. Acã retorna para sua tenda e se mostra animado com a reunião marcada por Josué. No palácio, Yussuf se assusta ao ver que Ula fugiu da masmorra. Josué discursa para seu povo e avisa que tantas mortes foram causadas pelo pecado de um homem. Acã e os filhos se olham assustados.

Jesus

Marta e Betânia se desesperam ao verem Lázaro caído. Barrabás, acompanhado de outros rebeldes, rouba a casa de um publicano e mata seu filho. Pilatos se desespera com a situação de sua filha. Dimas encontra Gestas e fica balançado com o convite do irmão para roubarem o palácio. Tiago Justo pede Deborah em casamento. Lázaro morre.