Quer saber o que vai acontecer nos episódios de hoje das novelas da telinha? Confira os resumos das novelas desta segunda-feira (20):

Rede Globo

Por Amor

Helena e Atílio começam, enfim, uma tórrida lua-de-mel. A lua está linda, os dois têm sua primeira noite juntos. No dia seguinte, viajam pelos belos cenários de Teresópolis. Arnaldo diz a Branca que os investidores exigem a assinatura de Atílio no projeto. Eduarda conta a Milena que tem medo do mar. Sempre teve pesadelos com o mar. Kátia consola Lídia. Diz que há sempre alguém que toma um pileque em qualquer família. Cecília leva docinhos da festa para Sandrinha. Meg organiza seu aniversário na Mangueira. Quer aproveitar a festa para cantar uma ária de ópera na quadra da escola de samba. Marcelo estoura com as implicâncias de Branca e sua intromissão nos negócios e agride os irmãos. Milena convida Nando e Sandrinha para irem à quadra da mangueira no almoço de Meg. Sandrinha vê Eduarda na festa e corre para abraçá-la. Eduarda fica sem jeito.

Malhação – Toda Forma de Amar

Rita se tranquiliza quando Lígia deixa a pracinha, mas Filipe afirma que não mentirá para a família. Camelo e seus amigos fazem uma roda de rap na porta da escola. Peixoto descobre que Anjinha e Cléber estão namorando. Neide e a diretora do colégio resolvem fazem uma assembleia no colégio. Cléber inventa uma desculpa para não entregar um lanche na casa de Anjinha, e Thiago se irrita. Regina convida Rita para jantar com a família. Marquinhos e um amigo picham as paredes do colégio com ofensas e frases de apoio ao rap. Anjinha, Jaqueline e Raíssa pedem o apoio das famílias ao evento de rap na escola. Marco aparece no Baixadas, e Carla se incomoda. Jaqueline se recusa a falar com César. Lara questiona Filipe sobre seu envolvimento com Rita. Durante o jantar com a família de Guga, Rita comenta que tem uma filha. O Baixadas é assaltado, e Marco tenta defender Carla da ameaça dos bandidos.

Órfãos da Terra

Camila pede que Miguel compareça à inauguração da casa de jogos. Dalila afirma a Paul que Miguel cairá em sua armadilha. Padre Zoran fala sobre a empresária síria que pretende ajudar o centro de refugiados. Jean conta para Teresa que terminou seu relacionamento com Marie. Elias garante a Laila que se afastará de Helena. Miguel vai à casa de jogos, e Paul fica satisfeito. Missade comenta com Laila e Jamil que pretende montar uma barraca para vender comida árabe. Valéria ameaça deixar Norberto, que marca um encontro com Teresa e deixa Bruno desconfiado. Latifa flagra Ali observando Sara na aula de dança do ventre. Miguel inventa uma desculpa para Rania ao chegar em casa. Almeidinha pede para ter um filho com Zuleika. Abner se declara para Sara, que debocha de seus sentimentos. Elias avisa a Laila, Jamil e Missade que marcou uma reunião com Rogério no centro de refugiados. Dalila chega ao Brasil.

Verão 90 Graus

Janice repreende Janaína por desconfiar de Herculano. O plano de Lidiane para se reaproximar de Mercedes fracassa. Gisela sente ciúmes da forma carinhosa como Patrick trata Tânia. Janaína descobre que uma receita similar a sua foi comprada por uma empresa de doces. Murilo divulga as agressões de Candé em seu programa. Floriano estranha as atitudes supersticiosas de Álamo. Candé confronta Quinzinho. Macedo avisa a Larissa e Diego que Candé foi preso por ter invadido a PopTV e comunica que está deixando o caso. Larissa faz Candé encarar a realidade com relação ao abandono dos pais. Madá avisa a Álamo que ele perderá tudo o que conquistou. Larissa pede a Diego que defenda Candé. Janaína pressiona Herculano.

A Dona do Pedaço

Ademir recebem um pagamento por um serviço. Passagem de tempo. Maria faz um bolo de aniversário para as sobrinhas Virgínia e Fabiana. Dulce presenteia suas duas bisnetas com um amuleto. Maria conhece Amadeu. Maria e Amadeu descobrem que suas famílias são rivais. Maria conta sobre Amadeu para a família e é proibida de voltar a vê-lo. Miroel permite que Amadeu fique com Maria, mas instrui Vicente e o primo Murilo a irem ao encontro dela de surpresa, no lugar de Amadeu. Hélcio é atingido por um tiro e Murilo também é alvejado. Zenaide culpa Maria pela morte de Hélcio. Amadeu procura Maria e ela garante que vai acabar com a guerra entre as famílias. Com a ajuda do Padre, Maria sugere um pacto de paz às famílias para se casar com Amadeu. Maria e Amadeu marcam a data do casamento e se amam. As duas famílias se reúnem na igreja. Amadeu leva um tiro no altar e Maria se desespera.

SBT

A Dona

Valentina diz a José Miguel que o beijo foi apenas para demonstrar que ele não significa nada para ela.Valentina retoma o assunto de seu interesse pela compra da fazenda “Montesinos”.

José Miguel desconversa e diz que sabe que ela sente algo por ele. Sandra observa Horácio vindo em sua direção e beija Felipe. Valentina visita a cabana de José Miguel e lá encontra Jesus. O menino diz que seu patrão a ama muito. Filadelfo conta a Rodrigo que José Miguel visitou Valentina e que Ivana os viu juntos. Pela cara de Ivana, ele crê que enfim a “víbora” se acertou com José.

Furioso, Rodrigo responde que jamais permitirá que Valentina se acerte com José Miguel, pois ela precisa de um homem como ele. Ivana pergunta a José o porquê de ele a estar tratando com tanta frieza. Ele se desculpa e tenta se retirar, mas Ivana diz que está muito preocupada porque sabe que Valentina jamais pode esquecer Alonso. Ela diz que já viu a prima chorar diversas vezes segurando uma foto de seu ex-noivo. José Miguel fica pensativo. Valentina, muito contente, mostra a Ernesto o lugar onde pensa em construir uma escola para os filhos dos trabalhadores de sua fazenda e também das fazendas vizinhas.

– Ernesto diz que não sabe o motivo, mas tem sentido que Valentina recuperou a doçura de tempos mais felizes. José Miguel, zangado, diz a Jesus que sabe que ele tem fugido da escola. Ele diz que não o levará a força, mas se ele voltar a fazer isso, deixarão de ser amigos. Isabel diz a Ernesto que gosta muito dele, mas não o ama para que se torne sua esposa. Maria da Luz percebe que Rodrigo bateu em Cristina e, furiosa, pede que ela o denuncie a polícia. Cristina responde que não pode fazer isso, pois espera um filho dele. Ivana diz a Rodrigo que ama José Miguel na mesma proporção que odeia Valentina Então, ela pede que ele tente deixar o seu “caminho” livre, conquistando Valentina.Rodrigo responde que a dona não é mulher para ele, e ele sabe disso, mas que tampouco ela será para José Miguel.

Valentina questiona Ivana por seu suposto amor por José Miguel e de suas saídas com Horácio. Ivana, astuta, diz que Horácio está obcecado por ela desde que a conheceu e que, como não sabe deixar claro que não tem interesse nenhum nele, está tentando fazê-lo ver que entre eles a amizade é muito mais forte que qualquer outra coisa.

Ivana ainda diz a prima que ficou sabendo por Leonor que José Miguel e Horácio fizeram uma aposta para ver quem consegue conquistá-la primeiro. Valentina, furiosa, pede a Ivana que diga a Leonor que ela pode ficar calma, pois não dará o gosto nem a José e muito menos a Horácio. Rodrigo reclama com Cristina por ela ter engravidado. Ele diz que ela só está tentando prendê-lo, mas isso não surtirá efeito, pois ele não tem o menor interesse na criança. Valentina conta a Benita sobre a aposta que feita por José Miguel. Benita ri e diz que isso certamente é uma invenção de Ivana, pois José está interessado em Valentina, e não nela.

As Aventuras de Poliana

Yasmin inventa ao clubinho MaGaBe que Filipa é uma android. Hugo e Éric armam um plano para causar no concurso de beleza. Brenda e Gabi culpam Mirela sobre a proibição do uso dos celulares. Gleyce procura Arlete e Vini e oferece para que eles passem um tempo em sua casa – que está cheia de entulho. Jeff vê Kessya chorando na escola e tenta consolá-la. Na sala de dança, Poliana se esforça para acertar os passos de balé e Luísa chega, aconselhando a menina de acordo com suas experiências no passado. O concurso para escolher a garota-propaganda da Fios maravilha começa e, uma a uma, as meninas vão se apresentando.

Verônica, Roger e Ruth vão à sala em que está acontecendo o concurso bem no momento em que a Filipa entra para se apresentar. Enquanto isso, rola a maior confusão, já que o plano de Hugo e Éric dá certo. Lindomar volta à comunidade e chama por Ciro. Nanci recebe várias mensagens de Waldisney e o bloqueia. Afonso desabafa com Durval sobre a falta que sente de Luísa. Marcelo conta a Iuri que ele e Luísa estão juntos. Débora vê Luísa ensinando Poliana e discute com ela. Filipa e o clubinho MaGaBe vão parar na diretoria. A agente está selecionando as garotas para o concurso vê Kessya e a convida para ser a estrela da propaganda. A menina, triste, recusa. Arlete desabafa com Verônica sobre sua situação e a amiga promete ajudá-la.

Cúmplices de Um Resgate

Safira diz para a modelo Gislene (Dani Gondim), que está fazendo fotos para o catálogo da On-Enterprise, para ela ser “solicita” com Otávio para ser a modelo fixa da marca. Flavia conta para Helena que está apaixonada pelo pastor Augusto.

Meire deixa o urso na porta dos irmãos Vaz, que encontram o presente misterioso e não desconfiam da câmera escondida. Safira diz para Otávio passar no camarim da modelo, pois acredita que ela pode ser aproveitada nos catálogos futuros. Isabela conversa com Marina sobre o que fazer para destrocar de lugar com Manuela.
Safira diz para Frederico pedir para Rebeca ir ao camarim da modelo para chamá-la. No camarim, a modelo dá em cima de Otávio. Rebeca vê a cena, fica enciumada e não desculpa o namorado. Joaquim fica encantado ao ouvir Manuela cantado e decide tocar violão para ela. Julia dá o urso misterioso de presente para Lola.

Lola apresenta o urso para sua peixe de estimação. A menina nomeia o brinquedo com o nome de Pompeu e não percebe que existe uma câmera nele. Isabela finge ser Manuela para enganar Regina. Otávio tenta fazer as pazes com Rebeca e lembra o quanto a ama.

RECORD

Bela, a Feia

Verônica e Ricardo saem extremamente irritados. Dinorá, Guto e Sheyla conversam sobre as novidades da agência. Diogo comemora a humilhação de Verônica. Max fica atônito diante da revelação de Matheus. Camila pede para que Max se decida com quem quer ficar. Cíntia e Ariosto criticam a implicância de Vanda com Ricardo. Vanda ainda insiste para que a filha fique do lado de Vera, mas Ariosto é contra. Adriano fica indignado ao saber que Vera conseguiu 40% das ações. Diogo alerta Diego que Verônica é uma mulher ardilosa e capaz de tudo. Adriano, ironicamente, parabeniza Ricardo, que fica enfurecido e ameaça demiti-lo. Juliana se declara para Max e pede que ele pense no assunto. Diogo contrata Tânia como sua nova secretária. Cíntia conta a Diogo que seus pais estão vivendo um momento ruim.

Vera promete colocar Rodrigo como diretor-presidente. Ricardo zomba da ex. Adriano deixa Verônica furiosa, ao dizer que Cíntia é a mais poderosa da agência. Ataulfo perde a paciência com os questionamentos de Dinho, que tem medo de ser descoberto como o assassino de Mariana. Bela fica surpresa ao perceber que esqueceu o pendrive em casa. Rodrigo apresenta projetos para Bernardo, que fica impressionado. Ataulfo diz que “Carlos” pode morrer a qualquer momento e, assim, ninguém o descobrirá. Magdalena chega produzida para o grande dia. Ela acredita que ficará famosa com o comercial de cabelo. Haroldo e Ícaro ficam chocados com o visual da manicure. Elvira finge não saber que o rosto da amiga não irá aparecer na propaganda. Diogo fica surpreso com a pró-atividade de Tânia.

Cíntia diz a Diogo que não quer ficar contra Rodrigo nem criar atrito com Ricardo, em relação às ações da agência. Bela continua preocupada com as prestações do carro do pai já que, sem o aumento, ela não tem dinheiro para pagar. Diogo conta a Cíntia que está muito empolgado com Diego e os dois vão jantar juntos. Luzia incentiva Bela a contar a verdade ao pai, mas ela diz não ter coragem. Max diz estar se sentindo um idiota com a armação de Juliana e Luddy. Jú diz que tudo que fez foi por amor. Max, surpreso, não sabe o que fazer. Clemente convida Bárbara para uma viagem até Petrópolis. Os dois ficam empolgados. Max vai até a casa de Nati, mas não a encontra. Regina consola Max e pede que ele siga seu coração, para não machucar ninguém. Luddy fica revoltada ao saber que Jú procurou Max. Bela procura por seu diário na sala de Adriano, que a flagra. Bela, assustada, não sabe o que fazer.

Caminhos do Coração

Eric chega e Helga sai de seu esconderijo. Marcelo desconfia que Maria é uma mutante. Lucas diz para Cassandra que escutou os pensamentos de Maria e sabe que ela é inocente. Cassandra, em pensamento, diz que Lucas jamais saberá. Lucas, no entanto, consegue descobrir através dos pensamentos da mãe para onde Cassandra levou Vavá. Érica pergunta para Guiga se ele acha que Clara teria capacidade de curar um doente terminal. Aquiles pergunta o que Ágata vê na ilha. Ela conta que tem uma casa bem protegida, com muros altos. Ágata acha que a ilha pode servir de abrigo para Vavá. Beatriz colhe sangue de César e Pachola.

Amália conta para Dra Júlia que os pais do menino Lobo estão na clínica. Dra Júlia acha que precisa fazer uma Assembléia da Diretoria para nomear um novo presidente. Grazi chega à casa de Ana e Pepe chorando e avisa que Gúdi foi preso. Ela explica que Taveira alegou desacato. Taveira pede para Dino dar uma prensa em Gúdi para tentar saber onde está Maria. Taveira diz para Ernesto que acha que Marcelo é culpado dos crimes. Maria, com o celular de Gúdi, liga para Ana. Ela conta que conseguiu fugir de Marcelo. Ana pede para Maria voltar para o circo à noite que ela irá arrumar um esconderijo na sala dos espelhos. Marcelo desconfia que Maria é mutante. Simone diz para Lúcia que vai fazer uma nova bateria de exames pois está se sentindo muito bem.

Bené conta para Marisa que Gúdi foi preso. Dino ameaça bater em Gúdi, mas ele dá um salto. Taveira entra na sala do interrogatório, saca a arma e aponta para Gúdi. Tatiana pergunta para Marcelo se ele está se apaixonando por Maria. Dr. Carvalho chega à delegacia e Gúdi diz que Taveira o estava ameaçando. Toni pergunta para Aristóteles se ele é um mutante. Célia e Batista descobrem que o vaso que Irma quebrou era falsificado. Irma pergunta para Cleo o que Platão contou para ela. Eric diz para Ramon que está esperando ordem da chefia para saber o que fará com Regina. Helga diz que acha que a mandante dos crimes é uma mulher, já que Eric sempre fala chefia e não chefe.

A Terra Prometida

A batalha final dos hebreus contra os gigantes do Monte Hebrom é grandiosa. Otniel volta para junto dos hebreus e de Acsa. Josué parabeniza Otniel por ele ter enfrentado os gigantes e vencido a batalha. Josué dá uma semente de Tamareira para Otniel plantar no futuro. Trinta anos depois, o líder de Israel morre ao lado de sua amada Aruna, os dois já bem velhinhos. Josué morre à sombra da Tamareira que plantou com Aruna quando chegaram na Terra Prometida. Otniel se torna Juiz de Israel e sucessor de Josué no comando dos hebreus. FIM.

Jezabel

Um homem tenta apunhalar Aisha, mas Samira intervén, empurrando-a. Samira acaba sendo atingida na barriga. Miguel carrega Aisha em direção ao palácio. Jezabel cobra Hannibal que afirma que pagou aos israelitas para que apunhalassem Aisha e se desculpa por eles terem errado o alvo. Jezabel ordena que Hannibal mate os homens que fizeram o serviço. Obadias tenta acalmar Samira. Acabe conversa com Aisha, Jezabel chega, mas não se aproxima. Acabe proíbe Aisha de sair do palácio até segunda ordem.

Jezabel olha para Aisha com superioridade. Emanuel diz à Leah que ofereceu sua casa para Levi se hospedar ao invés de morar na rua. Phineas cobra Joana para que pague pelas estatuetas. Phineas a segura com força. Sidônio chega e pede para que ele largue a moça. Aisha comenta com Jaali que seu ataque foi planejado e desconfia que foi ordem de Jezabel. Acabe conversa com Barzilai e exige que faça seu trabalho com mais competência. Barlizai baixa a cabeça. Acabe ameaça destituí-lo do comando do exército de Israel caso ele não consiga conter os revoltosos.

Acabe pede a Obadias que convide o filho de Nabote para um banquete. Jezabel discute com Etbaal sobre o banquete, pois já tinha um compromisso. Hannibal chega aos aposentos de Jezabel e se depara com Etbaal. Etball percebe qual era o compromisso de Jezabel e ordena que ela esteja no banquete. Etbaal conversa com Acabe e Aisha chega deslumbrante. Jezabel também chega deslumbrante e chama a atenção de todos pelo figurino ousado. Acabe fica maravilhado. Jezabel começa a dançar, sensual.