8 momentos icônicos de Madonna na cultura pop

Nesta quinta-feira (16), a cantora Madonna comemora 60 anos. A rainha do pop sempre mostrou para o público o porquê de ter esse título ao ser sempre criativa, audaciosa e sempre fazendo o que acha o correto, independentemente se gostarem ou não. 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nesta quinta-feira (16), a cantora Madonna comemora 60 anos. A rainha do pop sempre mostrou para o público o porquê de ter esse título ao ser sempre criativa, audaciosa e sempre fazendo o que acha o correto, independentemente se gostarem ou não.

Para homenagear essa verdadeira diva, a redação separou 8, entre os vários, momentos icônicos da carreia da cantora para você relembrar essa material girl. Dá uma olhada:

1.Madonna em “American Bandstand” (14 de Janeiro de 1984)

Em outubro de 1982, aos 26 anos, Madonna liberou seu primeiro single, “Everybody”, que teve seu lançamento na boate Danceteria em Nove Iorque, o que a ajudou a conseguir um contrato com uma gravadora. Quando foi ao programa American Bandstand para divulgar seu primeiro álbum lançado um ano depois, ela performou “Holiday” e deixou suas ambições claras para todos. Quando perguntada pelo apresentador Dick Clark sobre quais eram seus sonhos, ela respondeu: “Dominar o mundo”.

2.Material Girl (1º de Fevereiro de 1985)

Madonna canalizou Marilyn Monroe em seu vídeo de “Material Girl”. Se apropriando da imagem de Monroe em Os Homens Preferem as Loiras, a loiríssima Madonna usou diamantes e peles, além de dançar com um grupo de homens em ternos. Mas terminou o vídeo saindo em uma camionete surrada e ficando com o cara inesperado.

3.Like a Pray causa controvérsia (1989)

O vídeo feito por Madonna para a música “Like a Prayer” causou controvérsia na época quando foi lançado, tanto que fez a Pepsi rescindir o contrato da cantora como garota propaganda e cortou relações. O vídeo trouxe elementos que chocavam a sociedade dos anos 80, incluindo seduzir a estatua de um santo, se relacionar com um homem negro em um banco da igreja e dançar em frente de cruzes incendiadas. Mais uma vez, a cantora se mostrou audaciosa e não ter medo de desafiar o quê a audiência achava confortável e arriscou.

4.Vogue (1990)

Vogue, tanto a música quanto o vídeo, foram inspirados pelo stilo de dança com mesmo nome que começou nas casas noturnas de Nova Iorque e que eram parte do cenário underground gay. O estilo de dança é composto por poses e movimentos de mão complexos que imitam as poses das estrelas de Hollywood e modelos nas capas da revista Vogue. Madonna apresentou o estilo de dança para as massas. Em sua performance de 1990, ela trouxe roupas vitorianas icônicas e dançarinos de palco.

5.Vídeo de “Justify My Love” é banido da MTV (1990)

O vídeo-clipe de “Justify My Love” foi o primeiro vídeo de Madonna banido da MTV. O vídeo com uma áurea de sensualidade, trazia temas controversos para o início dos anos 90, como bissexualidade, androgenia e sadomasoquismo. Sem as plataformas de compartilhamento que temos hoje com a internet, o vídeo foi lançado na programação noturna da ABC e vendido em VHS. Mesmo assim, foi o mais vendido na época. Madonna deu a cara para bater sobre o banimento na época questionando porque a degradação do sexo feminino e violência contra a mulher eram liberadas pela TV, mas casais de mesmo sexo deveriam ser censurados. Visionária.

6.Madonna vence o Golden Globe de Melhor Atriz com Evita (1997)

Em 1996, a cantora provou estar além do mundo da música com o seu primeiro papel sério e dramático com a adaptação de Andrew Lloyd Weber do musical Evita. O filme e musical contava a história da primeira dama argentina Eva Perón. Mesmo tendo atuado em muitos filmes antes disso, Madonna realemtne impressionou a audiência com dua atuação em Evita,  e em 1997 venceu o Golden Globe de Melhor atriz.

7.Madonna e Britney Spears se beijam no VMA (2003)

Mais uma vez, Madonna não perdeu a oportunidade de chocar o público com sua performance no VMA de 2003. Depois de se juntar a Britney Spears e Christina Aguilera para recriar sua icônica performance de “Like a Virgin” no VMA de 1984, as três continuaram para cantar a música “Hollywood”. Antes de chamar a rapper Missy Elliot, Madonna beijou Britney, se tornando um dos momentos mais icônicos da cantora para as novas gerações que acompanhavam as ex-estrelas infantis, e novas princesinhas do pop, Britney Spears e Christina Aguilera.

8.Show do intervalo do Super Bowl (2012)

Madonna fez um dos mais extravagantes e bem produzidos shows do intervalo do Super Bowl, principal competição de futebol americano do mundo, em 2012. Usando um traje dourado e preto, a cantora foi carregada por um exército de homens e começou o show com nada mais nada menos que o icônico hit “Vogue”. A performance de 15 minutos foi a mais assistida até então.

Sensacional, não é? Bitch, she’s Madonna!

 

Conteúdos relacionados