Além das empresas renomadas como SBT, Jequiti e Bau da Felicidade, o empresário Silvio Santos, que morreu neste sábado (17), também tem no currículo a história pouco conhecida de quando virou fazendeiro, 50 anos atrás. 

Segundo o Portal De Olho nos Ruralistas, Silvio Santos comprou a Fazenda Tamakavy de 70 mil hectares, onde hoje ficam Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, no Mato Grosso. 

Em 1972, o empresário teria chegado a visitar a propriedade disfarçado para não chamar a atenção, porém anos depois negou que visitou o lugar. 

A aquisição ocorreu em julho de 1972 durante a gestão do governador mato-grossense José Fragelli, do partido Arena, que tinha o hábito de facilitar a entrega de terras devolutas para empresas simpáticas a Ditatura Militar. Na época, quem estava na presidência era o ditador Emílio Garrastazu Médici.

O Jornal Correio da Manhã informou que Silvio Santos assumiu o controle da Agropecuária Tamakavy, “na área da Sudam [Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia]”. O grupo era formado pelas empresas Tamakavy, Tiaipe e Barra Atlântica, que passariam se chamar Baú Agropecuária S.A.

Ele chegou a ser dono de 10 mil cabeças de gado. Um dos motivos para Silvio Santos ter virado pecuarista eram os incentivos fiscais concedidos para quem desenvolvesse agropecuários aprovados pela Sudam.

O empresário vendeu a propriedade em 1989, no mesmo ano em que tentou ser candidato a presidente da República, para pagar dívidas do SBT.

Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. Acima de tudo, com sigilo garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok.