Pular para o conteúdo
Política

Na Jordânia, secretários de MS ainda estão em área de conflito: ‘Soou sirene agora há pouco’

Governo de Israel deve comprar passagens de retorno ao Brasil, diz secretário Ricardo Senna
Dândara Genelhú -
secretários israel
Secretários chegam em MS. (Reprodução, Assessoria, Arquivo Midiamax)

Os secretários de que foram retidos em Israel estão na Jordânia nesta quarta-feira (18). Contudo, seguem em área de conflito, com sinalização de possíveis ataques. Secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Ricardo Senna disse que ouviram sirenes.

“O alívio não é pleno porque ainda estamos na área do conflito. Soou sirene agora há pouco. Muito provavelmente alertando mísseis cruzando espaço”, relatou ao Jornal Midiamax.

Contudo, disse que estão em segurança. “Não precisamos nos abrigar. Mas o nível de segurança aumentou bastante”, comentou.

O retorno ao Brasil é previsto para os próximos dias. As passagens seriam de responsabilidade do governo de Israel.

“Estamos na Jordânia. Amanhã começaremos a voltar. Estamos aguardando o governo de Israel comprar todas as passagens”, disse Senna. Assim, podem estar em solo sul-mato-grossense até a sexta-feira (20). “Provavelmente até sexta estaremos de volta a ”.

Além de Senna, Christinne Maymone, secretária-adjunta de Saúde de MS, e Marcos Espíndola, coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde, estão no grupo que estava retido. Eles fazem parte dos 28 integrantes que deixaram o hotel onde estavam hospedados em Tel Aviv com destino ao posto de fronteira Allenby/Rei Hussein.

Travessia dos secretários

A travessia aconteceu com veículo fornecido por autoridades israelenses. Logo, a jordaniana recebeu os brasileiros, que vão aguardar os voos de retorno ao país em um hotel. O governo de Israel emitirá as passagens. O grupo organizou e custeou as missões.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), acompanha a nova etapa da retirada de brasileiros que ainda permaneciam em Israel após a escalada do conflito com o Irã.

Então, as comitivas fazem parte de duas frentes institucionais brasileiras — a Expo Muni e o Consórcio Brasil Central. A maior parte dos integrantes deverá embarcar em conexões a partir de Doha, no Catar. A Embaixada do Brasil em Doha já recebeu a lista de passageiros e está em contato com as autoridades locais para acompanhar a chegada e os embarques.

A CRE acompanha a situação de 56 brasileiros em missão religiosa na Galileia e de outros turistas que procuraram apoio para repatriação. Por fim, o mantém tratativas com países vizinhos e não descarta uma missão aérea de resgate, conforme as condições de segurança e viabilidade logística. O espaço aéreo de Israel continua fechado.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministro pede vistas em processo que pode cassar mandato de Lucas de Lima

mpt

MPT comprova assédios e cassa de aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS

Justin Bieber lidera streaming no Brasil com novo álbum “Swag”

Sapatos de ouro: PF encontra notas de dinheiro escondidas dentro de calçados de ex-vereador

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

fesmorena 2025 inscrições

Festival de música autoral está com inscrições abertas e dará dinheiro a vencedores em MS

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Homem é preso em Campo Grande 14 anos após assassinato em Dourados

Autor matou indígena em 2011

Brasil

Ninguém escapa: criminosos furtam celulares de macacos de escultura no Rio de Janeiro

Monumento vai ser retirado de praça após vandalismos

Emprego e Concurso

Processo seletivo da prefeitura de Campo Grande abre inscrições nesta quinta-feira; confira

Há vagas para auxiliar administrativo, cuidador e educador social, motorista e terapeuta ocupacional, com salários de até R$ 3,2 mil

Cotidiano

Polinização animal contribui com 13,1% do valor da produção agrícola de MS

Animais que distribuem pólen contribuem com a produtividade de lavouras, por exemplo, de soja